Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 15 - ERROS E CONSEQUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE FÁRMACOS EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA

    Objetivo: Identificar e sintetizar as evidências disponíveis na literatura acerca dos principais erros relacionados ao manejo da administração de medicamentos em situações de urgência e emergência pediátrica. Metodologia: Consiste em uma Revisão Integrativa da Literatura Científica, realizada de Novembro a Dezembro de 2023, com auxílio da estratégia PICO a questão norteadora foi formulada; seguido da segunda etapa para busca na literatura; passando para terceira etapa que é a categorização dos estudos; depois para quarta etapa na qual ocorreu a avaliação dos estudos incluídos na revisão; em seguida para quinta etapa com a interpretação dos resultados; e por fim na sexta etapa com a síntese do conhecimento. Resultados e Discussão: Os principais erros encontrados foram dosagens diferentes, uma dose calculada para um adulto pode ser muito alta para uma criança, o que pode afetar a absorção, metabolização e eliminação da droga, aumentando o risco de reações adversas .Considerações finais: O estudo pode trazer uma conscientização por parte dos profissionais de saúde para que possam contribuir para a realização de práticas mais seguras e humanizadas no ambiente do cuidado.

CAPÍTULO 15 - ERROS E CONSEQUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE FÁRMACOS EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.15

PALAVRAS CHAVE: Enfermagem; pediatria; segurança do paciente.

KEYWORDS: Nursing; pediatrics; patient safety.

ABSTRACT:
Objective: Identify and synthesize the available evidence regarding the main related errors to management of medications administration in pediatric emergency situations. Methodology: It consists of an Integrative Literature Review, the first step to be carried out was to establish the guiding question; followed by the second stage to search the literature; moving on to the third stage, which is the categorization of studies; then to the fourth stage in which the studies included in the review were evaluated; then to the fifth stage with the interpretation of the results; and finally in the sixth stage with the synthesis of knowledge. Results and discussion: the main errors found were different dosages, a dose calculated for an adult can be too high for a child, which can affect the absorption, metabolization and elimination of the drug. Final considerations: the study can raise awareness among health professionals so that they can contribute to the implementation of safer and more humanized practices in the care environment.

Autor

  • DÉBORAH NOGUEIRA MESQUITA DO NASCIMENTO

  • GYSELLE PINHEIRO PAIVA

  • IGOR CORDEIRO MENDES

  • LÍDIA LEITE SANTOS

  • RAFAEL GÓES ALVES DA CUNHA

  • ROSANNA DA SILVA FERNANDES RIBEIRO

  • SAULO ABREU ANDRADE

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat