Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 20 - ANÁLISE DO NÍVEL DOS CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS ANTES E APÓS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Objetivo: analisar a efetividade de intervenções de treinamento em urgência e emergência com professores do ensino básico no Brasil. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura feita com o banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com artigos sobre a temática entre os anos de 2012 e 2022 nas línguas português, inglês e espanhol, cujo texto completo estivesse disponível de forma gratuita. Foram excluídos: revisões de literatura, relatos de experiência, estudos para validação de documentos e mídias, estudos que pelo menos metade da população pesquisada não fosse de professores, estudos em que não foram apresentados dados antes das intervenções educativas em saúde e estudos estrangeiros. Resultados e Discussão: seis estudos foram selecionados, lidos e analisados integralmente. As pesquisas apontaram que ações de educação em saúde com os professores se mostraram uma medida eficiente para a área de primeiros socorros, o que pode reduzir as sequelas geradas por agravos e acidentes em ambiente escolar. Considerações Finais: Apesar dos estudos analisados possuírem limitações quanto ao número de professores ou escolas pesquisadas, a positividade da evolução nas respostas frente a urgências indica efetividade dessas ações. Mais pesquisas precisam ser conduzidas sobre a temática para avaliar as realidades locais, criar novos modelos de ensino com a população leiga e adaptar os métodos já criados para outros contextos.

CAPÍTULO 20 - ANÁLISE DO NÍVEL DOS CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS ANTES E APÓS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.20

PALAVRAS CHAVE: conhecimento; primeiros socorros; professores.

KEYWORDS: knowledge; first aids; teachers.

ABSTRACT:
Objective: analyze the effectiveness of urgent and emergency training interventions with basic education teachers in Brazil. Methodology: this is an integrative literature review carried out using the Virtual Health Library (VHL) database with articles on the topic between the years 2012 and 2022 in Portuguese, English and Spanish, the full text of which was available free of charge. The following were excluded: literature reviews, experience reports, studies to validate documents and media, studies in which at least half of the researched population were not teachers, studies in which data were not presented before health educational interventions and foreign studies. Results and Discussion: Six studies were selected, read and analyzed in full. Research has shown that health education actions with teachers have proven to be an efficient measure for the area of first aid, which can reduce the consequences caused by injuries and accidents in the school environment. Final Considerations: Although the studies analyzed have limitations regarding the number of teachers or schools surveyed, the positive evolution in responses to emergencies indicates the effectiveness of these actions. More research needs to be conducted on the topic to evaluate local realities, create new teaching models with the lay population and adapt methods already created to other contexts.

Keywords: knowledge; first aids; teachers.

Autor

  • ALFREDO BORGES DE OLIVEIRA JÚNIOR

  • ANTÔNIO WALBERTO OLIVEIRA GONÇALVES

  • BRUNO SOARES MONTE

  • GUILHERME JOSÉ DE CARVALHO VIEIRA

  • RAÍSSA CARVALHO DE OLIVEIRA

  • VÍTOR MANOEL MOREIRA DE ARAÚJO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat