Objetivo: analisar a efetividade de intervenções de treinamento em urgência e emergência com professores do ensino básico no Brasil. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura feita com o banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com artigos sobre a temática entre os anos de 2012 e 2022 nas línguas português, inglês e espanhol, cujo texto completo estivesse disponível de forma gratuita. Foram excluídos: revisões de literatura, relatos de experiência, estudos para validação de documentos e mídias, estudos que pelo menos metade da população pesquisada não fosse de professores, estudos em que não foram apresentados dados antes das intervenções educativas em saúde e estudos estrangeiros. Resultados e Discussão: seis estudos foram selecionados, lidos e analisados integralmente. As pesquisas apontaram que ações de educação em saúde com os professores se mostraram uma medida eficiente para a área de primeiros socorros, o que pode reduzir as sequelas geradas por agravos e acidentes em ambiente escolar. Considerações Finais: Apesar dos estudos analisados possuírem limitações quanto ao número de professores ou escolas pesquisadas, a positividade da evolução nas respostas frente a urgências indica efetividade dessas ações. Mais pesquisas precisam ser conduzidas sobre a temática para avaliar as realidades locais, criar novos modelos de ensino com a população leiga e adaptar os métodos já criados para outros contextos.