Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 25 - INTERVENÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Este estudo relata as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na prevenção do sobrepeso e obesidade na infância em Sobral, CE. O estudo descritivo baseado em relato de experiência focou na saúde infantil, implementando atividades de educação alimentar e nutricional entre 2021 e 2022. Estratégias como a " Brincadeira do sinal" e o " Mini Chefinho" foram utilizadas para ensinar crianças sobre escolhas alimentares saudáveis. As atividades envolveram a categorização visual dos alimentos, debates sobre hábitos alimentares e a montagem de saladas de frutas, visando incentivar a experimentação de novos sabores e conscientizar sobre alimentação balanceada. Os resultados revelaram uma maior conscientização das crianças sobre escolhas alimentares saudáveis, destacando a eficácia das abordagens educativas do PSE. No entanto, o estudo carece de um acompanhamento a longo prazo para avaliar a manutenção desses comportamentos saudáveis e uma ampliação para contextos culturais variados. Recomenda-se a realização de estudos longitudinais e a inclusão de estratégias adicionais para fortalecer as práticas de prevenção da obesidade infantil.

CAPÍTULO 25 - INTERVENÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.25

PALAVRAS CHAVE: Programa Saúde na Escola; obesidade infantil; educação alimentar e nutricional.

KEYWORDS: Health in School Program; childhood obesity; nutrition and health education.

ABSTRACT:
This study reports on the actions of the Health in School Program (PSE) in preventing childhood overweight and obesity in Sobral, CE. The descriptive study based on experiential reporting focused on child health, implementing nutrition and health education activities between 2021 and 2022. Strategies such as the " Signal Game" and " Mini Chef" were used to educate children on healthy eating choices. Activities involved visually categorizing foods, discussions on eating habits, and assembling fruit salads, aiming to encourage the exploration of new flavors and raise awareness about balanced diets. The results revealed heightened awareness among children regarding healthy food choices, highlighting the efficacy of PSE' s educational approaches. However, the study lacks long-term follow-up to assess the sustainability of these healthy behaviors and the extension to diverse cultural contexts. It is recommended to conduct longitudinal studies and incorporate additional strategies to strengthen childhood obesity prevention practices.

Autor

  • CRISLANE MARTINS TIMBÓ

  • EVA WILMA MARTINS TIMBÓ

  • IOLANDA FREIRE COSTA BELCHIOR

  • MARIA SIMONIA GONÇALVES DE OLIVEIRA

  • PAOLA LOPES LIMA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat