Objetivo: Analisar os impactos das experiências vividas durante a primeira infância na saúde mental do indivíduo, tanto durante a sua adolescência como na sua vida adulta. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa a partir de informações obtidas nos bancos de dados eletrônicos Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Incluiu-se 28 artigos em língua inglesa e portuguesa, com texto completo e publicados entre 2018 e 2023. Resultados e discussão: A saúde mental na primeira infância é a capacidade de desenvolvimento psíquico da criança desde o seu nascimento até os seis anos de idade para formar relações interpessoais próximas seguras ao longo de sua vida enquanto experimenta, gerencia e expressa várias emoções, explora o ambiente e coleciona aprendizados. A primeira infância é marcada pelo rápido desenvolvimento cerebral e pela dependência em relacionamentos responsivos para promoção de segurança, estabilidade e cuidado. Dito isso, fatores adversos nessa fase sensível podem impactar na saúde mental da criança até a sua vida adulta, como a prematuridade e o baixo peso ao nascer, a relação entre o ambiente e a regulação emocional, a relação com os pais e o ambiente familiar e a medicalização da vida na primeira infância. Considerações finais: O estudo evidenciou a relação intrínseca entre as experiências vividas na primeira infância e a saúde mental do indivíduo. Além disso, ressalta-se a relevância do tema dada a prevalência alta de transtornos psiquiátricos, a possibilidade de intervenção em saúde mental dessa fase e a não familiarização das pessoas com o tema.