Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 40 - A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO FORMATIVO DE ENFERMEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Trata-se de um relato de experiência oportunizada por uma disciplina de Saúde Coletiva. A vivência deu-se em uma atividade prática de educação em saúde em uma escola municipal da região central do Rio Grande do Sul. Os participantes dessa experiência foram graduandas de Enfermagem do 4º semestre, uma professora supervisora, uma enfermeira de uma unidade de saúde da família do território da escola e dez alunos do EJA etapa IV. Por meio de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, abordou-se o tema da sexualidade com os adolescentes e jovens participantes de 15 a 19 anos. O objetivo da ação constitui-se em promover o autocuidado relativo à sexualidade por meio dos seguintes temas: higiene íntima, vacinação contra o papiloma vírus humano – HPV e métodos contraceptivos. Realizou-se uma ação de educação em saúde com uma professora supervisora de estágio, uma enfermeira de uma unidade de saúde da família da Atenção Básica do Sistema Único da Saúde e dez estudantes de uma turma de EJA etapa IV. Por fim, a experiência vivenciada pelas graduandas permitiu compreender a importância da educação em saúde na prática da Enfermagem na AB e para a Saúde Coletiva. Além disso, a ação realizada mostrou-se efetiva na promoção do autocuidado dos participantes.

CAPÍTULO 40 - A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO FORMATIVO DE ENFERMEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/ed.academic.00040.v1

PALAVRAS CHAVE: Enfermagem; Saúde do Adolescente; Educação em Saúde.

KEYWORDS: Nursing; Adolescent health; Health education.

ABSTRACT:
This is an experience report made possible by a Collective Health discipline. The experience took place in a practical health education activity in a municipal school in the central region of Rio Grande do Sul. The participants in this experience were nursing students in the 4th semester, a supervising teacher, a nurse from a family health unit in the school' s territory and ten EJA stage IV students. Through an active teaching-learning methodology, the topic of sexuality was addressed with participating adolescents and young people aged 15 to 19 years. The purpose of the action is to promote self-care related to sexuality through the following themes: intimate hygiene, vaccination against the human papilloma virus – HPV and contraceptive methods. A health education action was carried out with a teacher who supervised the internship, a nurse from a family health unit of the Primary Care of the Unified Health System and ten students from an EJA class IV. Finally, the experience lived by the undergraduates allowed them to understand the importance of health education in the practice of Nursing in PC and for Collective Health. In addition, the action taken proved to be effective in promoting the participants' self-care.

Autor

  • CILENE NASCIMENTO

  • FABÍOLA PAGLIARINI DA SILVA

  • GABRIELA S. NASCIMENTO

  • MAIARA LEAL DA TRINDADE

  • MARCIELI PATSCH

  • MILENA ZAMBRANO

  • NATHÁLIA HERZOG

  • NATHÁLIA HERZOG

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat