Introdução: A hospitalização é um evento delicado para a criança por ser um período em que ela se encontra em maior vulnerabilidade física e emocional. Neste contexto, o brinquedo pode auxiliá-la no enfrentamento de situações estressantes e melhorar a sua experiência no ambiente hospitalar, uma vez que pode proporcionar alívio de tensões, favorecer a melhor comunicação e amenizar aspectos negativos da internação. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na implementação do brinquedo como um recurso estratégico para o cuidado de enfermagem na assistência às crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre o uso do brinquedo como ferramenta facilitadora no processo de cuidado às crianças hospitalizadas, desenvolvido durante o mês Julho, no setor de triagem infantil e ala pediátrica de um hospital público de um município piauiense. Resultados e Discussão: A brincadeira intitulada “Pescaria das emoções” foi aplicada a 15 crianças, de 4 a 9 anos de idade, e seus respectivos acompanhantes e teve duração média de 10 minutos por participante. A priori, as crianças se mostraram tímidas e retraídas. Gradativamente, ao compreenderem o objetivo da brincadeira e sentirem-se apoiadas pelos adultos ao seu redor, seu interesse pela brincadeira foi aumentando a ponto de conseguirem expressar verbalmente suas emoções quanto a experiência de adoecimento e hospitalização, deixando esvaecer os sentimentos negativos a medida em que eram levados a direcionar seus pensamentos aos momentos divertidos proporcionados pelos acadêmicos. Considerações Finais: A implementação da brincadeira na assistência de enfermagem à criança hospitalizada e sua família demonstrou ser uma estratégia valiosa para oferecer um cuidado menos traumático e mais humanizado, possibilitando ainda aos acadêmicos, interagir e reconhecer os sentimentos das crianças ao vivenciarem a situação de hospitalização, bem como suas percepções e receios quanto aos procedimentos a que seriam submetidas.