O uso da realidade aumentada (RA) na educação em saúde bucal é uma abordagem inovadora que tem sido explorada em diversos estudos. A RA permite a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente real, criando uma experiência imersiva e interativa para o usuário. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto do uso da RA na demonstração de técnicas de escovação e na promoção da saúde de crianças e adolescentes. A metodologia adotada envolveu a revisão da literatura, com a busca e seleção de artigos relevantes em bases de dados acadêmicas e repositórios institucionais. Foram identificados e analisados artigos que abordavam o uso da RA na educação em saúde bucal, bem como suas implicações para a promoção de hábitos saudáveis em crianças e adolescentes. Os resultados desta revisão indicaram que o uso da RA na demonstração de técnicas de escovação teve um impacto positivo no engajamento e no desempenho dos alunos. Estudantes que tiveram acesso a essa abordagem inovadora apresentaram um melhor entendimento das práticas de higiene bucal e demonstraram maior motivação para adotar tais hábitos. Além disso, a experiência imersiva proporcionada pela RA contribuiu para a promoção de uma aprendizagem mais significativa e duradoura. A discussão desses resultados ressalta a importância de explorar novas estratégias educacionais, especialmente aquelas que se baseiam em tecnologias emergentes, para a promoção da saúde de crianças e adolescentes. A utilização da RA na educação em saúde bucal representa uma oportunidade promissora para aprimorar a eficácia das intervenções educacionais e para fomentar a adoção de práticas saudáveis desde a infância. Considerando esses achados, é fundamental incentivar a integração da RA nas práticas pedagógicas voltadas para a promoção da saúde bucal, bem como fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas e iniciativas nesse contexto.