Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento dos adolescentes sobre erosão dentária. Buscamos identificar lacunas de informação e padrões de consciência que possam impactar as práticas de saúde bucal nesse grupo demográfico. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, de abordagem quantitativa, com 94 jovens entre 14 e 19 anos, cujos dados foram submetidos a análise estatística. Resultados: Os resultados revelaram uma variedade de níveis de conhecimento entre os adolescentes sobre erosão dentária. Enquanto alguns demonstraram compreensão abrangente, outros apresentaram lacunas significativas. As causas mais comuns identificadas incluíram dieta ácida e falta de cuidados bucais adequados. A percepção da gravidade e dos riscos associados também variou substancialmente. Discussão: A discussão enfoca a influência de fatores externos, como educação formal e conscientização na comunidade, na formação do conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal. Questões culturais e socioeconômicas emergiram como elementos cruciais na compreensão dessas disparidades. A interconexão entre conhecimento, comportamento alimentar e saúde bucal sugere a necessidade de abordagens educacionais personalizadas. Considerações Finais: Concluímos que a conscientização dos adolescentes sobre erosão dentária é heterogênea e fortemente influenciada por fatores externos. Estratégias educacionais adaptadas, incorporando abordagens culturais e socioeconômicas, são essenciais para promover uma compreensão mais abrangente. Este estudo destaca a importância da educação em saúde bucal direcionada, visando não apenas corrigir lacunas de conhecimento, mas também promover práticas preventivas eficazes entre os adolescentes.