Objetivo: relatar a experiência de uma enfermeira no desenvolvimento de ações como preceptora de estágio supervisionado em uma unidade de terapia intensiva. Metodologia: relato de experiência de caráter descritivo, a partir da atuação de uma enfermeira como preceptora do estágio supervisionado em uma unidade de terapia intensiva na cidade de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte. O campo de estágio deste relato foi uma unidade hospitalar que compõe a rede pública de saúde e é referência em urgência, emergência e trauma. Ocorreu entre julho e dezembro de 2023 e destinou-se aos alunos do nono e décimo período. Valeu-se, ainda, de uma abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como ferramenta de suporte nas discussões realizadas. Resultados e Discussão: Observou-se que a atuação direta e o contato com o exercício da enfermagem geram enormes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Durante o exercício do estágio o preceptor foi responsável por apoiar e orientar o discente durante suas atividades, além de emitir pareceres avaliativos sobre o desenvolvimento das práticas. O preceptor é, antes de tudo, um educador. Não basta apenas ser um bom enfermeiro, seu papel docente deve ser tão bem estabelecido quanto suas habilidades técnicas. Para embasar a prática pedagógica, as atividades foram planejadas a partir dos quatro níveis da Pirâmide de Miller e usou ferramentas como as metodologias ativas SNAPPS, Preceptor Minuto e o feedback formativo. Conclusão: Observou-se a importância do preceptor no processo de formação dos novos profissionais e a necessidade do preparo para assumir esta incumbência. Validou-se o ensinar e aprender como ferramenta do fazer profissional da enfermagem. Por fim, destacou-se a importância de contribuir com a formação dos novos profissionais, fortalecendo a enfermagem como uma profissão autônoma, científica, honrada e valorizada.