Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 01 - O ENSINAR E APRENDER EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: A atuação do enfermeiro enquanto preceptor.

    Objetivo: relatar a experiência de uma enfermeira no desenvolvimento de ações como preceptora de estágio supervisionado em uma unidade de terapia intensiva. Metodologia: relato de experiência de caráter descritivo, a partir da atuação de uma enfermeira como preceptora do estágio supervisionado em uma unidade de terapia intensiva na cidade de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte. O campo de estágio deste relato foi uma unidade hospitalar que compõe a rede pública de saúde e é referência em urgência, emergência e trauma. Ocorreu entre julho e dezembro de 2023 e destinou-se aos alunos do nono e décimo período. Valeu-se, ainda, de uma abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como ferramenta de suporte nas discussões realizadas. Resultados e Discussão: Observou-se que a atuação direta e o contato com o exercício da enfermagem geram enormes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Durante o exercício do estágio o preceptor foi responsável por apoiar e orientar o discente durante suas atividades, além de emitir pareceres avaliativos sobre o desenvolvimento das práticas. O preceptor é, antes de tudo, um educador. Não basta apenas ser um bom enfermeiro, seu papel docente deve ser tão bem estabelecido quanto suas habilidades técnicas. Para embasar a prática pedagógica, as atividades foram planejadas a partir dos quatro níveis da Pirâmide de Miller e usou ferramentas como as metodologias ativas SNAPPS, Preceptor Minuto e o feedback formativo. Conclusão: Observou-se a importância do preceptor no processo de formação dos novos profissionais e a necessidade do preparo para assumir esta incumbência. Validou-se o ensinar e aprender como ferramenta do fazer profissional da enfermagem. Por fim, destacou-se a importância de contribuir com a formação dos novos profissionais, fortalecendo a enfermagem como uma profissão autônoma, científica, honrada e valorizada.

CAPÍTULO 01 - O ENSINAR E APRENDER EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: A atuação do enfermeiro enquanto preceptor.

Doi: 10.58871/conaeti.v3.01

PALAVRAS CHAVE: Preceptoria; Enfermagem; Terapia Intensiva.

KEYWORDS: Preceptorship; Nursing; Intensive therapy.

ABSTRACT:
Objective: To report the experience of a nurse in the development of actions as a supervisor in a supervised internship in an intensive care unit. Methodology: A descriptive experiential report based on the role of a nurse as a supervisor in a supervised internship in an intensive care unit in the city of Mossoró, in the interior of Rio Grande do Norte, Brazil. The internship site for this report was a hospital unit within the public health system, specializing in urgency, emergency, and trauma care. It took place between July and December 2023 and was intended for ninth and tenth-semester students. Additionally, a qualitative approach was employed, utilizing literature research as a supporting tool in the discussions. Results and Discussion: It was observed that direct involvement and contact with nursing practices bring significant benefits to the teaching-learning process. Throughout the internship, the preceptor was responsible for supporting and guiding the student during their activities, as well as providing evaluative feedback on the development of practical skills. The preceptor is, above all, an educator. It is not sufficient to be a competent nurse; their teaching role must be as well-established as their technical skills. To underpin the pedagogical practice, activities were planned based on the four levels of Miller' s Pyramid, employing tools such as the SNAPPS active learning method, the Preceptor Minute, and formative feedback. Conclusion: The importance of the preceptor in the training of new professionals was evident, emphasizing the need for adequate preparation for assuming this responsibility. Teaching and learning were validated as essential tools in the professional practice of nursing. Lastly, the significance of contributing to the education of new professionals was highlighted, reinforcing nursing as an autonomous, scientific, honorable, and valued profession.

Autor

  • JULIANY INGRIDY SILVA DE MEDEIROS

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat