Objetivo: Descrever, mediante literatura científica atual, a importância do ensino de primeiros socorros a pessoas leigas, em conformidade com a Lei Lucas. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo revisão narrativa da literatura. O método envolveu a busca de artigos em 3 bases de dados indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde, sendo elas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), os quais foram agrupados por meio do operador booleano AND e foram adotados critérios de inclusão/exclusão específicos. Após a busca dos artigos, foram selecionados 14 que se adequaram ao escopo do estudo. Resultados e discussão: Foram identificados 20 estudos na busca inicial, dos quais 14 foram considerados aptos para compor a amostra. Após análise, foi possível perceber a importância do ensino de primeiros socorros para leigos e a precisão de ser fomentada a aplicação da Lei Lucas, isso porque capacitar pessoas leigas possibilita uma intervenção em tempo hábil e com eficácia. Nesse ínterim, a associação dos primeiros socorros à grade curricular de escolas públicas e privadas contribui para a capacitação e conhecimento dos alunos quanto à realização de procedimentos de suporte básico à vida, atenuando os agravos e números de óbitos em emergências extra hospitalares. Conclusão: Fica evidente a necessidade de preparar melhor o público escolar, para lidar com situações inesperadas de acidentes que envolvam primeiros socorros, conforme preconizado na Lei Lucas.