Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 25 - O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

    Objetivo: Objetivou-se realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa para identificar lacunas na promoção de educação em saúde relacionada a temática de primeiros socorros. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, com abordagem qualitativa, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a partir da definição da pergunta de pesquisa, sendo incluídas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências do Caribe (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO). Resultados: Como resultados oriundos da pesquisa, um compilado de 22 trabalhos foram analisados, destes 68% correspondem ao Brasil. A Revisão Integrativa da Literatura evidenciou a necessidade de maior disseminação da prática de primeiros socorros para professores e estudantes. Nos trabalhos analisados foi identificado lacunas no domínio de técnicas do público alvo para atuar frente às necessidades de primeiros socorros em cenário realista. Apesar de diversas ocorrências de acidentes em âmbito escolar, expressas por professores em uma variedade de trabalhos analisados, há um déficit na capacitação destes profissionais, o qual reflete na insegurança para atuar frente às emergências. Dentre os trabalhos analisados, diversas metodologias foram adotadas para promover a capacitação do público alvo, sendo predominante a metodologia teórico-prática, pois possibilita uma atuação mais incisiva do profissional frente à acidentes. Considerações Finais: Dessa forma, os estudos que fundamentaram essa revisão, reforçam a importância do ensino dos primeiros socorros nas escolas como uma demanda de saúde pública, eficaz na promoção de saúde e melhora nos indicadores de saúde relacionados a óbitos por causas externas.

CAPÍTULO 25 - O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Doi: 10.58871/conaeti.v3.25

PALAVRAS CHAVE: ensino; primeiros socorros; escolas.

KEYWORDS: teaching; first aid; schools.

ABSTRACT:
Objective: The objective was to carry out qualitative research to identify gaps in the promotion of health education related to first aid. Methodology: This is an Integrative Literature Review, with a qualitative approach, carried out in the Virtual Health Library (VHL), based on the definition of the research question, including the Latin American and Caribbean Literature in Sciences databases of the Caribbean (LILACS), Nursing Database (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Brazilian Bibliography of Dentistry (BBO). Results and Discussion: As results from the research, a compilation of 22 works were analyzed, of which 68% correspond to Brazil. The Integrative Literature Review highlighted the need for greater dissemination of first aid practice to teachers and students. In the works analyzed, gaps were identified in the target audience' s mastery of techniques to respond to first aid needs in a realistic scenario. Despite several occurrences of accidents at school, expressed by teachers in a variety of works analyzed, there is a deficit in the training of these professionals, which reflects in the insecurity to act in the face of emergencies. Among the works analyzed, several methodologies were adopted to promote the training of the target audience, with the theoretical-practical methodology being predominant, as it allows the professional to act more incisively in the face of accidents. Final Considerations: Therefore, the studies that supported this review reinforce the importance of teaching first aid in schools as a public health demand, effective in promoting health and improving health indicators related to deaths from external causes.
Keywords: teaching; first aid;

Autor

  • ALINNE CRISTINY AMARAL PIETRO

  • AMANDA GOMES DINIZ PIMENTA

  • EVELIN THAYS RIBEIRO DOS SANTOS

  • HANNAH CAROLYNE PIRES FREIRE

  • JULIANA PAES MORAES

  • KARLA KAROLINE DA SILVA BRITO

  • PEDRO LUCAS CARRERA DA SILVA

  • RIVIA DOS SANTOS CARNEIRO

  • RUAN VICTOR COSTA BARBOSA

  • THÁLYSON NOVAES DOS SANTOS

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat