Objetivo: Este estudo tem como objetivo destacar os impactos positivos da educação em saúde de genética básica nas escolas para a formação dos estudantes, em termos de conhecimento científico e no desenvolvimento de habilidades críticas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências de um projeto de extensão, com os alunos do curso de Enfermagem, no período de junho a novembro de 2023. As atividades principais do projeto incluíram palestras educativas e sessões educativas informativas sobre conceitos básicos de genética, realizadas com periodicidade semanal. Resultados e Discussão: A iniciativa do projeto buscou tornar acessíveis os conceitos mais relevantes no campo da genética, promovendo um entendimento claro e envolvente para o público atendido. A iniciativa possibilitou a promoção de discussões sobre uma ampla variedade de temas relacionados à genética básica nas escolas de ensino fundamental e médio. Através de metodologias ativas de discussão, os alunos puderam vivenciar uma experiência diversificada que proporcionou o aumento de sua flexibilidade cognitiva e protagonismo estudantil. Um dos impactos a longo prazo do programa é a adoção de comportamentos de saúde mais informados e conscientes, bem como a prevenção de doenças hereditárias e uma compreensão mais profunda sobre a importância de práticas de saúde. Considerações Finais: A integração da genética como parte do currículo escolar se mostra uma ferramenta com necessidade em ascensão, fomentando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo, onde os alunos se sentem mais motivados e engajados.