Objetivo: A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada ao sistema de saúde brasileiro e deve ter uma forma de cuidado integral, resolutivo e voltado às necessidades da população. Por conseguinte, esse nível de atenção faz uso da Estratégia de Saúde da Família e de ferramentas/processos de trabalho para atingir seus objetivos, além de ser regido por atributos que conduzem o seu funcionamento excepcional. O presente estudo busca analisar criticamente a aplicabilidade dos atributos da APS e alguns processo de trabalho durante experiência acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, elaborado com base em visitas práticas a uma Unidade de Saúde da Família (USF) durante o Programa de integração ensino-serviço-comunidade, módulo do segundo período do curso de medicina. As informações foram coletadas por meio de observação direta no cotidiano da USF e em conversas com os profissionais e usuários seguindo um plano de trabalho fornecidos pelos professores do módulo. Resultados e discussão: Pôde-se observar satisfatoriamente a presença dos atributos longitudinalidade, integralidade, abordagem familiar e comunitária no cotidiano da USF, já o acesso de primeiro contato, a coordenação e a competência cultural estavam parcialmente presentes ou insatisfatórios. Vale destacar a presença de grupos de educação em saúde no território da unidade, apesar de alguns profissionais desconhecerem a existência dos mesmos. Considerações finais: Apesar da presença satisfatória de alguns atributos da APS, foi notado um certo distanciamento entre os aspectos teóricos e a organização interna da USF, a qual pode implementar melhorias em seu processo de trabalho. Por fim, pode-se afirmar que as práticas na USF foram essenciais para consolidação teórica dos temas estudados durante a formação acadêmica.