Ações extensionistas em Odontologia possibilitam que a equipe acadêmica e a população assistida realizem uma troca mútua na construção de saberes. Mas qual seria a percepção dos responsáveis das crianças com microcefalia frente a ações extensionistas educativas, preventivas e curativas no âmbito da saúde oral desenvolvidas em seus filhos? O objetivo deste trabalho é descrever a percepção dos pais quanto ao serviço odontológico prestado pela extensão universitária às suas crianças com microcefalia. Metodologia: Trata-se de estudo qualitativo descritivo, realizado no Centro Odontológico Álvaro Marques: Anomalias Craniofaciais, projeto de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no município de Jequié/BA. Em junho de 2024, foi aplicado um questionário em 05 mães de crianças com Microcefalia, que dispôs de quatro perguntas, por meio do qual foi levantada a pauta da importância do projeto extensionista na rotina diária daqueles que fazem parte dele. Como resultado, obtiveram-se respostas positivas da parte dos participantes, demonstrando, assim, a importância do atendimento odontológico em questão, tanto para pacientes quanto para seus familiares. De acordo com as falas registradas, a equipe acadêmica vislumbrou a importância de estabelecer esse vínculo com os responsáveis pelos pacientes e tem assumido uma postura de escuta quanto a suas dúvidas, preocupações e também conhecimentos, proporcionando a troca mútua do aprendizado, caraterística intrínseca à extensão.