Objetivo: Descrever a percepção de estudantes universitários sobre ação de promoção de saúde bucal em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como dos seus responsáveis. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência dos discentes sobre ação de saúde bucal realizada em 60 crianças/responsáveis do Núcleo de Autismo, na cidade de Jequié –Bahia, no dia 28 de maio de 2024 nos turnos matutino e vespertino. A equipe acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi constituída por uma docente orientadora e 15 discentes do terceiro ao sexto semestre. Resultados e Discussão: Entre os objetivos para se ter uma formação acadêmica diferenciada está a prática humanizada no serviço de saúde bucal. O conhecimento foi repassado de maneira efetiva tanto para crianças com o TEA, quanto para seus responsáveis. Houveram dificuldades durante a atividade executada em sua maioria pela inquietação das crianças que não queriam ficar muito tempo paradas em um lugar e gostavam de transitar entre os locais onde estavam sendo avaliadas outras crianças. Outra adversidade encontrada foi a aceitabilidade ao toque, salientando que nem todas crianças eram colaborativas em relação a esse quesito, o que dificultou um pouco durante a avaliação da condição de saúde bucal e correção do método de higienização da cavidade oral. A percepção do aluno para interação no âmbito profissional e social é reflexo do papel da universidade que atua na articulação dos agentes locais e a superação das restrições tecnológicas, econômicas e sociais das realidades regionais onde está inserida. Considerações Finais: Esta atividade no âmbito interdisciplinar proporcionou aos alunos a oportunidade de uma formação universitária cidadã, ética e solidária, com maior compreensão da dinâmica social na qual estão inseridos.