Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 10 - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO EXTRACURRICULAR ESPECIALIZADO MEDIANTE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Objetivo: O objetivo deste artigo é relatar a experiência da fundação de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Pediatria das Faculdades Pequeno Príncipe, que engloba aspectos educacionais em três vertentes distintas: aulas práticas-teóricas, estudos de caso e estágios em instituição hospitalar pediátrica, com o intuito de aprofundar o conhecimento do ligante na área. Metodologia: É baseada na Metodologia da Problematização, pautada no Arco de Maguerez, que dispõe de 5 etapas baseadas em evidências: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade; e nas metodologias ativas de ensino na área de saúde, que tornam o estudante protagonista de sua própria formação acadêmica. Resultados e discussão: Os principais resultados são o estímulo ao contato do acadêmico com a real vivência profissional, o desenvolvimento de conhecimento crítico, a criação de profissionais autoconfiantes, que possuem conhecimento técnico-científico ascendente no exercício da profissão, o que proporciona uma maior segurança e efetividade do cuidado, a formação de habilidades mais especializadas na área e integração da pesquisa científica, e extensão universitária, como recurso de conhecimento aos próprios estudantes da instituição educacional, com o foco no aprofundamento técnico-científico. Considerações finais: Irá agregar conhecimento às lacunas constatadas no ensino das ciências de saúde, discernindo as especificidades encontradas na área de pediatria. Os universitários irão praticar em campo de estágio em instituição hospitalar de alta complexidade, onde aplicarão todo o embasamento teórico experimentado tanto a partir de discussões, aulas teóricas e estudos de caso proporcionados pela diretoria da LAENP-FPP, quanto na própria disciplina de pediatria da graduação. Sempre será salientado que o ligante é responsável pela sua jornada no âmbito acadêmico, já que a Liga preza pelo aprendizado dos alunos e pela formação de maior qualidade possível, que irão impactar diretamente na atuação desse futuro enfermeiro após a graduação.

CAPÍTULO 10 - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO EXTRACURRICULAR ESPECIALIZADO MEDIANTE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/ed.academic.00010.v2

PALAVRAS CHAVE: Pediatria; Enfermagem; Educação em Saúde; Desempenho acadêmico; Êxito acadêmico.

KEYWORDS: Pediatrics; Nursing; Health Education; Academic performance; Academic success.

ABSTRACT:
Objective: The purpose of this article is to report the experience of founding an Academic League of Nursing in Pediatrics at the Pequeno Príncipe Colleges, which encompasses educational aspects in three distinct areas: practical-theoretical classes, case studies and obtaining in a pediatric hospital institution, with in order to deepen the knowledge of the binder in the area. Methodology: It is based on the Problematization Methodology, based on the Arch of Maguerez, which has 5 stages based on evidence: observation of reality, key points, theorization, solution hypotheses and application to reality; and in active teaching methodologies in the health area, which makes students protagonists of their own academic training. Results and discussion: The main results are the stimulation of academic contact with real professional experience, the development of critical knowledge, the creation of self-confident professionals, who have ascending technical-scientific knowledge in the exercise of the profession, which provides greater security and effectiveness of care, the formation of more specialized skills in the area and integration of scientific research, and university extension, as a knowledge resource for the students of the educational institution, with a focus on technical-scientific deepening. Final considerations: It will add knowledge to the gaps found in the teaching of health sciences, discerning the specificities found in the field of pediatrics. University students will practice in an internship field at a highly complex hospital, where they will apply all the theoretical background experienced both from discussions, theoretical classes and case studies provided by the LAENP-FPP board, as well as in the undergraduate pediatrics discipline itself . It will always be emphasized that the binder is responsible for his journey in the academic field, since the League values student learning and the highest possible quality training, which will directly impact the performance of this future nurse after graduation.

Autor

  • ANNA CAROLINA MELO DOS SANTOS

  • ANNA LUIZA SCHULZ POERSCH

  • BÁRBARA EMANUELLE DA SILVA E SILVA

  • DAVI PAULA DA SILVA

  • FABIANE WEBER GARCIA

  • FERNANDA BALTAZAR ZUMBINI

  • KARIN ROSA PER

  • KARINA CARDOSO RODRIGUES

  • LIVIA GABRIELE PEDRO DE OLIVEIRA

  • LUISE FREITAS SCACCHETTI

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat