Objetivos: Os objetivos incluíram a avaliação de melhorias cognitivas, sociais e comunicativas, a identificação de desafios na aplicação de programas de estimulação precoce, o impacto positivo na dinâmica familiar, e estratégias para promover um desenvolvimento ideal. Metodologia: A pesquisa foi uma revisão bibliográfica sistemática realizada em julho de 2024. Foram utilizados descritores como " Transtorno do Espectro Autista" e " Intervenção Educacional Precoce" nas bases de dados PubMed e BVS. Critérios de inclusão consideraram estudos publicados em português e inglês entre 2020 e 2024. Foram selecionados 17 artigos que abordavam a eficácia das intervenções precoces em crianças com TEA. A análise dos artigos focou na qualidade e relevância dos dados empíricos para garantir uma discussão robusta. Resultados e Discussão: A estimulação precoce, especialmente através da intervenção comportamental intensiva precoce (EIBI) e do modelo Early Start Denver (ESDM), mostrou-se eficaz no desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e cognitivas em crianças com TEA. Esses programas contribuíram significativamente para a qualidade de vida das crianças e reduziram o estresse familiar. No entanto, ainda existem desafios na ampla aceitação dessas intervenções como práticas padrão, devido à variação nos resultados e ao risco de vieses nos estudos. Considerações Finais: A estimulação precoce oferece uma gama de benefícios significativos para crianças com TEA e suas famílias. A intervenção multidisciplinar e o uso de tecnologias são fundamentais para maximizar o potencial dessas crianças e promover um ambiente familiar harmonioso e equilibrado. A continuidade de pesquisas rigorosas é necessária para validar as intervenções precoces e ampliar sua implementação.