Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 09 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA AO AUTOCUIDADO COM OS PÉS PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

    Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem enquanto bolsistas de um projeto de extensão voltado ao autocuidado com os pés para pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato experiência, acerca das vivências de acadêmicos de enfermagem em ações de extensão voltadas à educação em saúde para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde. Resultados e Discussão: A educação em saúde abordava os multifatores envolvidos no desenvolvimento do pé diabético, explicando o processo fisiopatológico e sua relação com a neuropatia e vasculopatia, a fim de que entendessem os motivos dos procedimentos de exame físico realizados e a importância da autoinspeção dos pés. Ainda nessa abordagem, alertava-se sobre os possíveis desfechos de uma ulceração e que muitas das complicações relacionadas aos pés são de caráter crônico e que, portanto, o autocuidado deveria ser diário e na perspectiva de prevenção, a partir do adequado manejo do diabetes mellitus e no autocuidado com os pés. Considerações finais: A extensão universitária pautada com enfoque em ações de educação em saúde para pessoas com diabetes mellitus é uma estratégia viável e legítima para a promoção da saúde, haja visto que podem abranger temáticas poucos discutidas com essa população e que são determinantes no manejo da doença. Nessa conjuntura, a extensão universitária configura-se como suporte aos serviços de saúde, suprindo demandas de saúde não sustentadas pelo sistema de saúde.

CAPÍTULO 09 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA AO AUTOCUIDADO COM OS PÉS PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

Doi: 10.58871/conimaps24.c09.ed05

PALAVRAS CHAVE: Diabetes Mellitus; Educação para a Saúde Comunitária; Enfermagem.

KEYWORDS: Diabetes Mellitus; Community Health Education; Nursing.

ABSTRACT:
Objective: To report the experience of nursing students as fellows in an external extension project on foot self-care for people with type 2 diabetes mellitus. Methodology: This is a descriptive study, of the experience report type, about the experiences of nursing students in extension actions aimed at health education for patients with type 2 diabetes mellitus carried out in two Basic Health Units. Results and Discussion: Education in health addressed the multifactors involved in the development of the diabetic foot, explaining the pathophysiological process and its relationship with neuropathy and vasculopathy, so that they understand the reasons for the physical examination procedures performed and the importance of self-inspection of the feet. Still in this approach, it was warned about the possible outcomes of ulceration and that many of the complications related to the feet are of a specific nature and that, therefore, self-care should be daily and from the perspective of prevention, based on adequate management of diabetes mellitus and no self-care for your feet. Final considerations: University extension focused on health education actions for people with diabetes mellitus is a viable and legitimate strategy for health promotion, given that they can cover issues that are less discussed with this population and that are decisive in the management of the disease. At this juncture, university extension was configured as support for health services, meeting health demands not supported by the health system.

Autor

  • ALEF ROCHA MOURÃO

  • ANA CLARA LAUNDOS OLIVEIRA

  • ANDRESSA JHULIER FAIOLA OLIVEIRA

  • ANGELA VITÓRIA ARAÚJO SILVA

  • CAMILA DE CARVALHO FERREIRA

  • LAURA GONÇALVES PEREIRA SILVA

  • LÍVIA MAIA PASCOAL

  • MARCELINO SANTOS NETO

  • NATÁLIA VERNER LEITE

  • YAN TORRES ANDRADE

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat