Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem enquanto bolsistas de um projeto de extensão voltado ao autocuidado com os pés para pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato experiência, acerca das vivências de acadêmicos de enfermagem em ações de extensão voltadas à educação em saúde para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde. Resultados e Discussão: A educação em saúde abordava os multifatores envolvidos no desenvolvimento do pé diabético, explicando o processo fisiopatológico e sua relação com a neuropatia e vasculopatia, a fim de que entendessem os motivos dos procedimentos de exame físico realizados e a importância da autoinspeção dos pés. Ainda nessa abordagem, alertava-se sobre os possíveis desfechos de uma ulceração e que muitas das complicações relacionadas aos pés são de caráter crônico e que, portanto, o autocuidado deveria ser diário e na perspectiva de prevenção, a partir do adequado manejo do diabetes mellitus e no autocuidado com os pés. Considerações finais: A extensão universitária pautada com enfoque em ações de educação em saúde para pessoas com diabetes mellitus é uma estratégia viável e legítima para a promoção da saúde, haja visto que podem abranger temáticas poucos discutidas com essa população e que são determinantes no manejo da doença. Nessa conjuntura, a extensão universitária configura-se como suporte aos serviços de saúde, suprindo demandas de saúde não sustentadas pelo sistema de saúde.