Objetivo: O estudo objetiva relatar as experiências de discentes do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral a partir de uma vivência na Casa Acolhedora do município, como parte prática da disciplina de Psicologia e Educação em Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência onde os estudantes participaram de estudos teóricos, visitas a serviços de saúde e desenvolveram uma ação na Casa Acolhedora de Sobral. As visitas foram interativas, permitindo aos alunos envolverem-se com o serviço e seus usuários. Após observações e conversas com as mulheres da Casa, identificaram a necessidade de discussões abertas sobre temas como violência doméstica e uso de drogas. Assim, realizou-se uma " Roda de Emoções" , onde cada participante compartilhava sentimentos representados por cartões. Essa abordagem promoveu um ambiente acolhedor e facilitou a expressão livre das emoções das mulheres. Resultados e Discussão: A intervenção na Casa Acolhedora ofereceu aos estudantes uma experiência crucial para ampliar suas habilidades para além da clínica tradicional em psicologia. Enfrentaram desafios, como a dificuldade das usuárias em expressar emoções, destacando a necessidade de mais programas educativos e de apoio emocional. Essa vivência também evidenciou a importância de abordagens inclusivas e dialógicas em intervenções comunitárias. Considerações Finais: O trabalho sugere a necessidade de que os profissionais de psicologia possam realizar mais intervenções formativas em educação permanente para os demais profissionais de saúde, além da realização de atividades que considerem questões de gênero, sexualidade, raça/etnia e condições socioeconômicas. Destaca-se a importância do trabalho dos psicólogos em promover estratégias de cuidado baseadas nos Direitos Humanos, com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, visando o fortalecimento do vínculo entre usuárias e profissionais, bem como a promoção da continuidade e integralidade do cuidado em saúde.