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  • CAPÍTULO 17 - PROMOVENDO SAÚDE E ATENÇÃO AO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR EXTENSIONISTAS DE FARMÁCIA

    Objetivo: Relatar as atividades de promoção da saúde realizadas por estudantes de Farmácia inseridos em um projeto de extensão universitária, e descrever suas contribuições para um grupo de idosos como também para si, enquanto graduandos. Metodologia: Este estudo adota uma abordagem descritiva qualitativa, caracterizando-se como relato de experiência, sob a perspectiva de acadêmicos do curso de Bacharelado em Farmácia que atuaram, durante os semestres letivos de 2022.2 e 2023.1, como extensionistas do projeto “Cidadania Não Se Aposenta”, vinculado ao Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), localizado na cidade de Caruaru/PE. Resultados e Discussão: O projeto visa proporcionar atividades para melhorar a saúde espiritual, mental, física, cognitiva e psicossocial da pessoa idosa, focando na busca pela autonomia e estima desse público. Dinâmicas de memorização, práticas físicas, estímulos cognitivos, lúdicos, de lazer e de aprendizado geral foram efetivados semanalmente, para proporcionar momentos de convivência e de respeito mútuo. No que se refere à prevenção de doenças, temas atuais e pertinentes foram escolhidos pelos docentes e discentes, no intuito de que a comunicação fosse assertiva, através da aplicabilidade de circuitos de saúde, atividades físicas, atendimentos fisioterapêuticos, cuidados da Enfermagem e de uma assistência farmacoterapêutica personalizada. Os estudantes de Farmácia foram estimulados a orientar os idosos, frente ao uso correto de fitoterápicos e medicamentos, além de realizarem protocolos da Farmácia Clínica, sob a supervisão docente, a fim de que os participantes pudessem aderir a uma melhor gestão da polimedicação. Considerações Finais: A extensão universitária desenvolvida na senilidade, sob formas compassiva e humanizada, contribuiu para a formação de profissionais mais sensíveis para a resolução das dificuldades frequentes nessa parcela populacional. Olhares empáticos e ouvidos atentos, ratificam a necessidade do desenvolvimento constante das habilidades e competências capazes de melhorar um cenário tão carente de atenção, o qual é notório no mundo idoso.

CAPÍTULO 17 - PROMOVENDO SAÚDE E ATENÇÃO AO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR EXTENSIONISTAS DE FARMÁCIA

Doi: 10.58871/conimaps24.c17.ed05

PALAVRAS CHAVE: atenção farmacêutica; educação superior; idoso.

KEYWORDS: aged; pharmaceutical services; universities.

ABSTRACT:
Objective: Report the health promotion activities carried out by Pharmacy students involved in a university extension project, and describe their contributions to an elderly group as well as to themselves as students. Methodology: This study adopts a qualitative descriptive approach, characterized as an experience report, from the perspective of undergraduate Pharmacy students who participated as extensionists in the project “Cidadania Não Se Aposenta” during the 2022.2 and 2023.1 academic semesters. This project is linked to the Tabosa de Almeida University Center (Asces-Unita), located in Caruaru, PE. Results and Discussion: The project aims to provide activities to improve the spiritual, mental, physical, cognitive, and psychosocial health of the elderly, focusing on promoting autonomy and self-esteem in this population. Weekly activities included memory exercises, physical practices, cognitive, recreational, leisure, and general learning stimuli, to provide moments of mutual respect and social interaction. Regarding disease prevention, current and relevant topics were selected by teachers and students to ensure effective communication through the application of health circuits, physical activities, physiotherapy, nursing care, and personalized pharmacotherapeutic assistance. Pharmacy students were encouraged to guide the elderly on the correct use of herbal medicines and medications, as well as to implement Clinical Pharmacy protocols under teacher supervision, so that participants could achieve better management of polypharmacy. Final Considerations: The university extension developed in old age, in a compassionate and humanized manner, contributed to the training of professionals who are more sensitive to resolving frequent difficulties in this population. Empathetic looks and attentive ears reinforce the need for the constant development of skills and competencies capable of improving a scenario so in need of attention, which is evident in the elderly world

Autor

  • ANA CATARINA SIMONETTI MONTEIRO

  • ANALÚCIA GUEDES SILVEIRA CABRAL

  • CINARA KARINA BEZERRA E SILVA

  • DIEGO SANTIAGO FREIRE SOUSA

  • GLEICIANE ADRIELLI SOUZA GUINHO

  • GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA

  • MARIA VALÉRIA GORAYEB DE CARVALHO

  • MATHEUS GIVANILDO DA SILVA

  • RISONILDO PEREIRA CORDEIRO

  • SABRINA BEZERRA TORRES

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