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  • CAPÍTULO 18 - VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Objetivo: Descrever as vivências de acadêmicos de enfermagem nas práticas de saúde da criança, na disciplina de Atenção Básica e Saúde da Família do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante as práticas de Atenção Básica e Saúde da Família, no componente de saúde da criança. A prática em cenários reais ocorreu em três momentos distintos: realização de consulta de crescimento e desenvolvimento infantil na estratégia de saúde da família; ação de educação em saúde em uma escola municipal e atividade educativa na instituição de acolhimento de crianças em vulnerabilidade social. Todos esses dispositivos estão no município de Santa Cruz/RN. Resultados e Discussão: As consultas de crescimento e desenvolvimento infantil contribuíram para o acompanhamento adequado das crianças e colaboraram para orientações tanto à mãe quanto à criança. As atividades de educação em saúde, com utilização de peças teatrais, foram eficazes para engajar as crianças e promover o conhecimento sobre a pediculose na escola e na instituição de acolhimento. As crianças participaram ativamente, compartilhando experiências e aprendendo sobre boas práticas de higiene. A maioria dos alunos enfrentaram problemas relacionados à doença, evidenciando a necessidade de intervenções educativas. Observa-se que as práticas de atenção integral à saúde da criança contribuíram para o processo formativo dos discentes ao proporcionar vivências no setor saúde e em outros dispositivos sociais. Isso colabora para o desenvolvimento de competências nos diversos cenários de atuação do profissional enfermeiro. Considerações finais: A realização das atividades permitiu a continuidade da formação acadêmica em contextos práticos sendo essencial para preparar os discentes aos desafios contemporâneos, promovendo assistência integral e de qualidade às crianças e suas famílias.

CAPÍTULO 18 - VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/conimaps24.c18.ed05

PALAVRAS CHAVE: atenção primária à saúde; crescimento e desenvolvimento; educação em saúde.

KEYWORDS: primary health care; growth and development; health education

ABSTRACT:
Objective: To describe the experiences of nursing students in child health practices within the Primary Care and Family Health course at the Federal University of Rio Grande do Norte. Methodology: This is a descriptive study, presented as an experience report, based on the experiences of nursing students at the Federal University of Rio Grande do Norte during their Primary Care and Family Health practices, specifically in the child health component. The practice in real-world settings occurred in three distinct stages: conducting child growth and development consultations within the family health strategy; health education actions in a municipal school; and educational activities in an institution for children in social vulnerability. All of these settings are located in the municipality of Santa Cruz/RN. Results and Discussion: The child growth and development consultations contributed to the appropriate follow-up of the children and provided guidance for both the mother and the child. Health education activities, utilizing theatrical performances, were effective in engaging children and promoting knowledge about pediculosis in the school and the shelter institution. The children actively participated, sharing experiences and learning about good hygiene practices. Most of the students reported having already faced issues related to the disease, highlighting the need for educational interventions. It was observed that the comprehensive child health care practices contributed to the students' training process by providing experiences in the health sector and other social devices. This aids in the development of competencies across various fields of nursing practice. Final considerations: The execution of these activities allowed the continuation of academic training in practical contexts, which is essential in preparing students for contemporary challenges, promoting comprehensive and quality care for children and their families.

Autor

  • IVAN LUCAS DA SILVA

  • MARIANA LAÍS DANTAS DE ARAÚJO

  • MÉRCIO GABRIEL DE ARAÚJO

  • VINICIUS AUGUSTO ALVES FERREIRA

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