Objetivo: Descrever as vivências de acadêmicos de enfermagem nas práticas de saúde da criança, na disciplina de Atenção Básica e Saúde da Família do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante as práticas de Atenção Básica e Saúde da Família, no componente de saúde da criança. A prática em cenários reais ocorreu em três momentos distintos: realização de consulta de crescimento e desenvolvimento infantil na estratégia de saúde da família; ação de educação em saúde em uma escola municipal e atividade educativa na instituição de acolhimento de crianças em vulnerabilidade social. Todos esses dispositivos estão no município de Santa Cruz/RN. Resultados e Discussão: As consultas de crescimento e desenvolvimento infantil contribuíram para o acompanhamento adequado das crianças e colaboraram para orientações tanto à mãe quanto à criança. As atividades de educação em saúde, com utilização de peças teatrais, foram eficazes para engajar as crianças e promover o conhecimento sobre a pediculose na escola e na instituição de acolhimento. As crianças participaram ativamente, compartilhando experiências e aprendendo sobre boas práticas de higiene. A maioria dos alunos enfrentaram problemas relacionados à doença, evidenciando a necessidade de intervenções educativas. Observa-se que as práticas de atenção integral à saúde da criança contribuíram para o processo formativo dos discentes ao proporcionar vivências no setor saúde e em outros dispositivos sociais. Isso colabora para o desenvolvimento de competências nos diversos cenários de atuação do profissional enfermeiro. Considerações finais: A realização das atividades permitiu a continuidade da formação acadêmica em contextos práticos sendo essencial para preparar os discentes aos desafios contemporâneos, promovendo assistência integral e de qualidade às crianças e suas famílias.