Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 19 - APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)

    Objetivo: A utilização de atividades lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para promoção e incentivo à alimentação saudável. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de vivências em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde foram realizadas diversas atividades de EAN com uma abordagem lúdico-didática com os alunos da instituição. Resultados e Discussão: A maioria dos estudantes se mostraram interessados em participar das dinâmicas. Na dinâmica “monte seu prato”, observou-se que houve dificuldade nas escolhas dos alimentos, dando preferência por alimentos mais calóricos. Durante as atividades, na roleta de perguntas e na dinâmica dos cartões, as maiorias dos voluntários conseguiram reconhecer os alimentos, mesmo devido à peculiaridade desses escolares. Já, na dinâmica análise sensorial, os resultados finais revelaram que alguns dos participantes tiveram dificuldade por meio do olfato em reconhecer certos alimentos. Na última dinâmica houve uma boa participação na montagem da pirâmide alimentar, em geral houve um grande envolvimento na atividade. Considerações Finais: Considerando a particularidade desses estudantes, a aplicação das atividades da EAN compõe um início no aprendizado sobre a alimentação saudável para pessoas com deficiência, que devem ser realizadas de forma contínua e permanente.

CAPÍTULO 19 - APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)

Doi: 10.58871/conimaps24.c19.ed05

PALAVRAS CHAVE: Educação Alimentar e Nutricional; dinâmica; alimentação saudável.

KEYWORDS: Food and Nutrition Education; dynamics; healthy eating.

ABSTRACT:
Objective: The use of playful Food and Nutrition Education (EAN) activities to promote and encourage healthy eating. Methodology: This is an experience report drawn from experiences in an Association of Parents and Friends of the Exceptional, where several EAN activities were carried out with a playful-didactic approach with the institution' s students. Results and Discussion: The majority of students were interested in participating in the dynamics. In the “assemble your plate” dynamic, it was observed that there was difficulty in choosing food, giving preference to higher-calorie foods. During the activities, in the question roulette and in the card dynamics, the majority of volunteers were able to recognize the foods, even due to the peculiarity of these students. In the dynamic sensory analysis, the final results revealed that some of the participants had difficulty recognizing certain foods through their sense of smell. In the last dynamic there was good participation in the assembly of the food pyramid, in general there was great involvement in the activity. Final Considerations: Considering the particularity of these students, the application of EAN activities constitutes a beginning in learning about healthy eating for people with disabilities, which must be carried out continuously and permanently.

Autor

  • ADRIANA COSTA DE ANDRADE DIAS

  • AMANDA KELLY SABINO DE OLIVEIRA

  • ATHALLANY ANDRADE MAIA

  • JOSICLEIA VIEIRA DE ABREU DO VALE

  • MARIA ANDRESSA DE SOUSA CHAVES

  • MARIA FERNANDA DA COSTA NEGREIROS

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat