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  • CAPÍTULO 41 - TRANSFORMANDO VIDAS: A REVOLUÇÃO DO CUIDADO ATRAVÉS DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

    Objetivo: Relatar e refletir sobre a experiência da mestranda como preceptora de enfermagem na implementação de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) em um Centro de Saúde da Família, em um município de médio porte no Oeste Catarinense. Metodologia: Relato de experiência baseado na preceptoria em enfermagem realizada de junho de 2019 a outubro de 2021 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Resultados e Discussão: A estruturação do PTS é essencial para organizar o trabalho e proporcionar um cuidado baseado na clínica ampliada. Esse modelo promove a autonomia do sujeito, da família e da coletividade através de uma escuta individualizada e respeitosa das singularidades de cada pessoa, levando em conta aspectos biopsicossociais. No entanto, desafios significativos surgem na continuidade do cuidado devido à alta rotatividade da equipe, comprometendo as discussões e o acompanhamento contínuo. A fragilidade dos vínculos e as interferências externas afetam negativamente o processo. Questões macroestruturais de gestão e instituições dificultam a implementação eficaz do PTS. Obstáculos adicionais incluem dificuldades de comunicação, formação acadêmica uniprofissional, sobrecarga assistencial, necessidade de alinhamento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e fragmentação na construção de projetos terapêuticos. Considerações Finais: O PTS ainda é pouco utilizado e distante da realidade dos serviços e profissionais envolvidos. Existe uma lacuna entre teoria e prática, com baixa apropriação do conceito e das diretrizes do Ministério da Saúde. No entanto, o estudo sugere que o PTS tem potencial para fortalecer a gestão do cuidado e a efetividade das intervenções, proporcionando novas reflexões e práticas dentro da ESF. A educação é vista como essencial para a intervenção e aprimoramento das práticas, sendo fundamental para a evolução da saúde pública no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).

CAPÍTULO 41 - TRANSFORMANDO VIDAS: A REVOLUÇÃO DO CUIDADO ATRAVÉS DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Doi: 10.58871/conimaps24.c41.ed05

PALAVRAS CHAVE: enfermagem; preceptoria; atenção primária à saúde; assistência integral à saúde.

KEYWORDS: nursing; preceptorship; primary health care; comprehensive health care.

ABSTRACT:
Objective: To report and reflect on the experience of a master' s student as a nursing preceptor in the implementation of a Singular Therapeutic Project (PTS) at a Family Health Center in a medium-sized city in the western region of Santa Catarina, Brazil.
Methodology: This is an experience report based on nursing preceptorship conducted from June 2019 to October 2021 in a Basic Health Unit (UBS) linked to the Municipal Health Department. Results and Discussion: The structuring of the PTS is essential for organizing work and providing care based on expanded clinical practice. This model promotes the autonomy of individuals, families, and the community through individualized and respectful listening to each person' s singularities, considering biopsychosocial aspects. However, significant challenges arise in the continuity of care due to the high turnover of the team, compromising discussions and ongoing follow-up. The fragility of bonds and external interferences negatively impact the process. Macrostructural issues related to management and institutions hinder the effective implementation of the PTS. Additional obstacles include communication difficulties, uniprofessional academic training, care overload, the need for alignment in the Family Health Strategy (ESF), and fragmentation in the construction of therapeutic projects. Conclusions: The PTS is still underutilized and distant from the reality of the services and professionals involved. There is a gap between theory and practice, with low adoption of the concept and guidelines from the Ministry of Health. However, the study suggests that the PTS has the potential to strengthen care management and intervention effectiveness, providing new reflections and practices within the ESF. Education is seen as essential for improving practices and is fundamental to the evolution of public health in the context of Primary Health Care (APS).

Autor

  • BEATRIS ZANFIR DAMAREM

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