Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 46 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO NARRATIVA

    INTRODUÇÃO:A educação popular em saúde é uma abordagem que visa promover a saúde valorizando o conhecimento e a experiência das comunidades. No contexto da Atenção Básica, essa estratégia é particularmente eficaz, pois permite a implementação de práticas educativas que fortalecem o empoderamento comunitário e a promoção da saúde por meio de interações contínuas entre profissionais de saúde e a população. Assim, este trabalho objetiva verificar a utilização da educação popular em saúde como estratégia para a promoção da saúde na atenção básica. METODOLOGIA: Este estudo realizou uma revisão narrativa de artigos publicados entre 2014 e 2024, consultando artigos nas bases eletrônicas LILACS, SciELO e Bireme e livros na Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico. RESULTADOS: Foram encontrados 80 artigos nas bases de dados, dentre os quais após aplicação dos critérios de busca, selecionou-se 20 artigos. Além disso, realizou-se uma busca por livros de autores e especialistas considerados referências da área, dos quais acrescentou-se conteúdos de 12 trabalhos. Fundamentando-se nisso, os estudos mostraram que a aplicação de práticas de educação popular em saúde leva ao conhecimento das necessidades locais em saúde de comunidades e a co-construção e implementação de práticas de saúde e fortalecimento do engajamento comunitário. DISCUSSÃO: Embora a educação popular em saúde seja uma ferramenta explorada nos serviços de saúde da atenção básica, ela sozinha não é capaz de enfrentar todos determinantes sociais e as condições estruturais que necessitam de reformas nos serviços das redes de atenção à saúde somado a carga de doenças crônicas e doenças transmissíveis que demandam o suporte da atenção básica. CONCLUSÃO: Ao integrar saberes populares e científicos, a educação popular não só melhora a saúde das comunidades, mas também promove a inclusão social e a justiça. Além disso, fortalece a autonomia comunitária e a eficácia das estratégias de saúde.

CAPÍTULO 46 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Doi: 10.58871/conimaps24.c46.ed05

PALAVRAS CHAVE: Educação popular; Saúde; Estratégias; Atenção básica.

KEYWORDS: Popular education, Health, Strategies, Primary care.

ABSTRACT:
INTRODUCTION: Popular health education is an approach that aims to promote health by valuing the knowledge and experience of communities. In the context of Primary Care, this strategy is particularly effective, as it allows the implementation of educational practices that strengthen community empowerment and health promotion through continuous interactions between health professionals and the population. Thus, this study aims to verify the use of popular health education as a strategy for health promotion in primary care. METHODOLOGY: This study carried out a narrative review of articles published between 2014 and 2024, consulting articles in the electronic databases LILACS, SciELO and Bireme and books in the Virtual Health Library and Google Scholar. RESULTS: A total of 80 articles were found in the databases, of which 20 articles were selected after applying the search criteria. In addition, a search was carried out for books by authors and experts considered references in the area, from which content from 12 works was added. Based on this, studies have shown that the application of popular health education practices leads to knowledge of local health needs of communities and the co-construction and implementation of health practices and strengthening of community engagement. DISCUSSION: Although popular health education is a tool explored in primary health care services, it alone is not capable of addressing all the social determinants and structural conditions that require reforms in health care network services, in addition to the burden of chronic diseases and communicable diseases that require support from primary care. CONCLUSION: By integrating popular and scientific knowledge, popular education not only improves the health of communities, but also promotes social inclusion and justice.

Autor

  • ALISSON SALATIEK FERREIRA DE FREITAS

  • ANTONIA MARIA DE SOUSA

  • ANTONIO FERREIRA MENDES DE SOUSA

  • HELOÍSA RAMOS SILVA

  • MARIA GISELLE BESERRA FREIRES

  • PATRICIA FERNÁNDEZ GARCÍA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat