Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de fisioterapia na construção e aplicação de guias de orientação sobre Doenças Tropicais Negligenciadas na Amazônia para capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência sobre um projeto de extensão, que envolveu a construção e aplicação de guias educativos sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN’s) para capacitar ACS da Unidade Municipal de Saúde Paraíso dos Pássaros, Belém-PA. O projeto dividiu-se em cinco etapas: planejamento de dinâmicas e capacitações sobre Parasitoses Intestinais, Escabiose, Leishmaniose e Doença de Chagas. Resultados e Discussão: Foram elaborados quatro guias de orientação ilustrados acerca das temáticas supracitadas. Cada guia foi composto pelas seguintes informações: O que é a doença, suas causas, formas de transmissão, sintomatologia, tratamento, prevenção e referências consultadas. Os materiais foram desenvolvidos com linguagem simples e ilustrações para facilitar a compreensão. Durante a ação, os guias impressos foram distribuídos, seguidos de explicações e dinâmicas em grupo. Ademais, a educação permanente, incentivada pelo Sistema Único de Saúde, promoveu a troca de experiências e aprendizado coletivo entre os profissionais. Associado a isso, o uso de Tecnologias Educacionais em Saúde demonstrou impacto positivo quando associado à educação em saúde, ao facilitar a transmissão de conhecimentos e participação ativa dos envolvidos. Considerações Finais: A alta prevalência de DTN’s na Região Norte do Brasil ressalta a importância da prevenção e do acesso à informação. Consequentemente, os ACS são fundamentais para levar ações preventivas às comunidades de forma prática. Assim, o uso de Tecnologias Educacionais tem se destacado na promoção da saúde, permitindo uma participação ativa de profissionais e usuários, essas ferramentas mostraram-se eficazes ao esclarecer dúvidas e estimular a troca de experiências entre os ACS que geram um impacto positivo na Atenção Primária à Saúde e na disseminação de conhecimento para populações vulneráveis.