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  • CAPÍTULO 47 - CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE GUIAS SOBRE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NA AMAZÔNIA PARA AÇÃO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de fisioterapia na construção e aplicação de guias de orientação sobre Doenças Tropicais Negligenciadas na Amazônia para capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência sobre um projeto de extensão, que envolveu a construção e aplicação de guias educativos sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN’s) para capacitar ACS da Unidade Municipal de Saúde Paraíso dos Pássaros, Belém-PA. O projeto dividiu-se em cinco etapas: planejamento de dinâmicas e capacitações sobre Parasitoses Intestinais, Escabiose, Leishmaniose e Doença de Chagas. Resultados e Discussão: Foram elaborados quatro guias de orientação ilustrados acerca das temáticas supracitadas. Cada guia foi composto pelas seguintes informações: O que é a doença, suas causas, formas de transmissão, sintomatologia, tratamento, prevenção e referências consultadas. Os materiais foram desenvolvidos com linguagem simples e ilustrações para facilitar a compreensão. Durante a ação, os guias impressos foram distribuídos, seguidos de explicações e dinâmicas em grupo. Ademais, a educação permanente, incentivada pelo Sistema Único de Saúde, promoveu a troca de experiências e aprendizado coletivo entre os profissionais. Associado a isso, o uso de Tecnologias Educacionais em Saúde demonstrou impacto positivo quando associado à educação em saúde, ao facilitar a transmissão de conhecimentos e participação ativa dos envolvidos. Considerações Finais: A alta prevalência de DTN’s na Região Norte do Brasil ressalta a importância da prevenção e do acesso à informação. Consequentemente, os ACS são fundamentais para levar ações preventivas às comunidades de forma prática. Assim, o uso de Tecnologias Educacionais tem se destacado na promoção da saúde, permitindo uma participação ativa de profissionais e usuários, essas ferramentas mostraram-se eficazes ao esclarecer dúvidas e estimular a troca de experiências entre os ACS que geram um impacto positivo na Atenção Primária à Saúde e na disseminação de conhecimento para populações vulneráveis.

CAPÍTULO 47 - CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE GUIAS SOBRE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NA AMAZÔNIA PARA AÇÃO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/conimaps24.c47.ed05

PALAVRAS CHAVE: Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Tecnologia Educacional.

KEYWORDS: Community Health Workers; Primary Health Care; Educacional Technology.

ABSTRACT:
Objective: To describe the experience of physical therapy students in the development and application of educational guides on Neglected Tropical Diseases in the Amazon to train Community Health Agents (CHAs). Methodology: This is a descriptive study, in the form of an experience report on an extension project that involved the development and application of educational guides on Neglected Tropical Diseases (NTDs) to train CHAs from the Paraíso dos Pássaros Municipal Health Unit, Belém-PA. The project was divided into five stages: planning of dynamics and training on Intestinal Parasites, Scabies, Leishmaniasis and Chagas Disease. Results and Discussion: Four illustrated guides were developed on the above-mentioned topics. Each guide consisted of the following information: What the disease is, its causes, forms of transmission, symptoms, treatment, prevention and references consulted. The materials were developed in simple language and with illustrations to facilitate understanding. During the event, printed guides were distributed, followed by explanations and group dynamics. Furthermore, continuing education, encouraged by the Unified Health System, promoted the exchange of experiences and collective learning among professionals. In addition, the use of Educational Technologies in Health demonstrated a positive impact when associated with health education, by facilitating the transmission of knowledge and active participation of those involved. Final Considerations: The high prevalence of NTDs in the Northern Region of Brazil highlights the importance of prevention and access to information. Consequently, CHAs are essential to take preventive actions to communities in a practical way. Thus, the use of Educational Technologies has stood out in health promotion, allowing active participation of professionals and users. These tools have proven to be effective in clarifying doubts and encouraging the exchange of experiences among CHAs, generating a positive impact on Primary Health Care and the dissemination of knowledge to vulnerable populations.

Autor

  • ANA LAURA DE MIRANDA ARRAIS DA SILVA

  • BIATRIZ ARAÚJO CARDOSO DIAS

  • DÉBORA BRAGA DE ANDRADE

  • GABRIELLY BLANCO VEIGA

  • GEORGE ALBERTO DA SILVA DIAS

  • JOYCE SUELY DE SOUSA ALVARENGA RODRIGUES

  • KAYLANE ISABELLE DA COSTA MOURA

  • LAURINDA DA SILVA SOLANO REIS

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