Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 50 - PERFIL EMOCIONAL EM ACADÊMICOS DE UMA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

    Objetivo: O estudo pretende analisar o perfil emocional dos acadêmicos da Faculdade Florence, identificando fatores de risco emocionais e patologias associadas para conscientizar a comunidade acadêmica sobre os distúrbios emocionais. Metodologia: Os dados serão coletados por meio de um questionário online sobre aspectos sociodemográficos e clínicos. O questionário será enviado em dezembro de 2023 para líderes de turma e professores da Faculdade Florence, com um prazo de 20 dias úteis para resposta. A análise será feita utilizando a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse - 21 (EADS-21), com tabulação sob a supervisão da orientadora. Resultados e Discussão: O presente estudo permitiu concluir que 63,38% dos acadêmicos da Faculdade Florence não possuem diagnóstico, mas sentem um ou mais sensações de estresse, ansiedade e depressão. Os dados dos fatores de risco remanescentes, como: Sedentarismo, uso de etílicos, tabagismo e se estuda e trabalha ou somente estuda, apresentam maior porcentagem no sedentarismo, ou seja, em que eles não praticam atividade física, com cerca de 41 estudantes (57,75%) dos 71 acadêmicos avaliados E o perfil emocional dos estudantes foi visto que, de acordo com a média de pontos do estresse com o grau severo (5,07 com DP 3,07) é mais evidente do que as médias de ponto da ansiedade com o grau extremamente severo (4,43 com DP 3,36) e depressão com grau extremamente severo (4,43 com DP 2,98). Considerações Finais: O estudo visa contribuir para a comunidade acadêmica ao fornecer informações valiosas sobre as causas e fatores de risco associados aos distúrbios emocionais, com base nos resultados obtidos por meio do questionário e da escala de ansiedade, depressão e estresse. Espera-se que esses insights ajudem a promover maior conscientização e intervenção adequada para melhorar o bem-estar emocional dos acadêmicos.

CAPÍTULO 50 - PERFIL EMOCIONAL EM ACADÊMICOS DE UMA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

Doi: 10.58871/conimaps24.c50.ed05

PALAVRAS CHAVE: acadêmicos; perfil emocional; distúrbios emocionais.

KEYWORDS: academics; emotional profile; emotional disorders.

ABSTRACT:
Objective: The study aims to analyze the emotional profile of students at Faculdade Florence, identifying emotional risk factors and associated pathologies to raise awareness among the academic community about emotional disorders. Methodology: Data will be collected through an online questionnaire on sociodemographic and clinical aspects. The questionnaire will be sent in December 2023 to class leaders and teachers at Faculdade Florence, with a deadline of 20 working days for a response. The analysis will be carried out using the Anxiety, Depression and Stress Scale - 21 (EADS-21), with tabulation under the supervision of the advisor. Results and Discussion: The present study concluded that 63.38% of students at Faculdade Florence do not have a diagnosis, but feel one or more sensations of stress, anxiety and depression. The data on the remaining risk factors, such as: Sedentary lifestyle, use of alcoholic beverages, smoking and studying and working or just studying, show a higher percentage in sedentary lifestyle, that is, in which they do not practice physical activity, with around 41 students (57 .75%) of the 71 academics evaluated And the emotional profile of the students was seen that, according to the mean score of stress with the severe degree (5.07 with SD 3.07) it is more evident than the point mean of anxiety with an extremely severe degree (4.43 with SD 3.36) and depression with an extremely severe degree (4.43 with SD 2.98). Final Considerations: The study aims to contribute to the academic community by providing valuable information about the causes and risk factors associated with emotional disorders, based on the results obtained through the questionnaire and the anxiety, depression and stress scale. It is hoped that these insights will help promote greater awareness and appropriate intervention to improve the emotional well-being of academics.

Autor

  • BRÍGIDA RODRIGUES DA COSTA

  • DEYVISON LIMA E SILVA

  • GIOVANNA EMILLY GARCEZ SILVA MELO

  • JULIANA DE OLIVEIRA CARVALHO

  • LOURIVAL RIBEIRO BORRALHO NETO

  • OSCAR FELIPE REINALDO VERDE

  • RAYSSA DOS SANTOS BARRADA

  • ROGÉRIO ARAÚJO PINTO JÚNIOR

  • SAMIRA CRISTINA CRUZ COSTA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat