Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 63 - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E AUTOCUIDADO: AVANÇOS PARA PESSOAS COM ESTOMIA INTESTINAL

    Objetivo: explorar as contribuições das tecnologias educacionais para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal, analisando os diferentes tipos de tecnologias disponíveis, seus impactos na vida dos pacientes e as melhores práticas para sua implementação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizada a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de informações: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Google Acadêmico. Para seleção da amostra, houve recorte temporal de 2019 a 2023. Como critérios de inclusão foram utilizados: ser artigo científico, estar disponível on-line, em português, na íntegra gratuitamente e versar sobre a temática pesquisada. Resultados e discussão: A análise dos dados revelou três categorias temáticas principais: (I) Confecção do estoma de eliminação intestinal, (II) Implicações do autocuidado, (III) Aplicabilidade das tecnologias educacionais. Por meio destes, é possível constatar que a confecção da estomia gera alterações biopsicossociais, somado ao medo, dúvidas e inseguranças acerca dos cuidados necessários ao estoma e pele periestoma. Nesse cenário, percebe-se que as tecnologias Educacionais voltadas para orientação em saúde com foco em pacientes ostomizados apresentam-se como boas estratégias para prevenção de complicações, promoção do autocuidado e autonomia desses indivíduos o que, consequentemente, melhora significativamente o processo de adaptação à estomia e a qualidade de vida desse público. Considerações finais: Conclui-se que a incorporação de tecnologias educacionais no autocuidado de pessoas com estomia intestinal demonstra um progresso significativo na maneira como os pacientes gerenciam sua condição e preservam sua qualidade de vida.

CAPÍTULO 63 - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E AUTOCUIDADO: AVANÇOS PARA PESSOAS COM ESTOMIA INTESTINAL

Doi: 10.58871/conimaps24.c63.ed05

PALAVRAS CHAVE: neoplasias colorretais; tecnologia; estomaterapia.

KEYWORDS: colorectal neoplasms; technology; stoma care.

ABSTRACT:
Objective: This study aims to explore the contributions of educational technologies to the self-care of individuals with intestinal stomas. It analyzes various types of available technologies, their impact on patients' lives, and best practices for their implementation. Methodology: This research adopts a qualitative bibliographic approach. Data were collected using the Virtual Health Library (BVS) and the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Online Medical Literature Search and Analysis System (MEDLINE), and Google Scholar. The sample was limited to publications from 2019 to 2023. Inclusion criteria were: being a scientific article, available online in full, in Portuguese, and relevant to the research topic. Results and Discussion: The analysis identified three main thematic categories: (I) Construction of the intestinal stoma, (II) Implications for self-care, and (III) Applicability of educational technologies. It is evident that creating a stoma results in biopsychosocial changes, accompanied by fear, doubts, and insecurities regarding the care required for the stoma and peristomal skin. In this context, educational technologies focused on health guidance for ostomized patients prove to be effective strategies for preventing complications, promoting self-care, and enhancing the autonomy of these individuals. This, in turn, significantly improves the adaptation process to the stoma and their overall quality of life. Final Considerations: Incorporating educational technologies into the self-care routines of individuals with intestinal stomas represents a significant advancement in how patients manage their condition and maintain their quality of life.

Autor

  • CATARINA DE MELO GUEDES

  • DAYNID AGUIAR NOBRE SANTOS

  • FÁTIMA HELENA DO ESPÍRITO SANTO

  • GABRIEL NIVALDO BRITO CONSTANTINO

  • JAMILE DA SILVA MOHAMED

  • JULIO GABRIEL MENDONÇA DE SOUSA

  • MANUELLA NASCIMENTO ALVES

  • MARIAH MACHADO DA SILVA

  • NATACHA BRITO DE SENA LIRA

  • WANDERSON ALVES RIBEIRO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat