Objetivo: Reconhecer quais as abordagens multidisciplinares para o combate a obesidade infantil e quais os desafios enfrentados para a sua efetivação. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através das bases de dados online: MedLine, LILACS, e PubMed, com a combinação dos descritores: Obesidade infantil, equipe de assistência ao paciente, Transtornos da nutrição infantil, Pediatric Obesity e Patient Care Team. Identificados nos Descritores em Ciência da Saúde e no Medical Subject Headings. Inicialmente encontrou-se 903 estudos, os quais passaram por uma triagem inicial com o estabelecimento dos critérios de inclusão específicos para delimitar a amostra, incluindo estudos no idioma português, inglês e espanhol, publicados no período entre 2014 e 2024. A partir disso, selecionou-se 10 estudos para compor a amostragem final desta revisão. Resultados e Discussão: Destaca-se a importância de intervenções que levem em consideração as características únicas da infância e adolescência para prevenir e tratar a obesidade, integrando apoio social e estratégias de mudança comportamental. Ademais, uma comunicação eficaz pode promover uma maior compreensão sobre as recomendações de tratamento, influenciar positivamente a experiência do paciente e o sucesso terapêutico, beneficiando tanto a criança quanto os cuidadores e os profissionais de saúde. Outrossim, para combater a obesidade infantil, é essencial desenvolver intervenções adaptadas a populações minoritárias e de baixa renda, essas iniciativas são fundamentais para uma abordagem inclusiva e eficaz na luta contra esse problema. Considerações Finais: A obesidade infantil demanda uma abordagem integrada e multidisciplinar, levando em consideração as especificidades do desenvolvimento infantil e da adolescência, além de promover uma comunicação eficaz entre profissionais de saúde e pacientes, visando proporcionar mudanças comportamentais significativas. Além disso, a inclusão de grupos minoritários e populações de baixa renda também é crucial para assegurar uma abordagem equitativa e efetiva.