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  • CAPÍTULO 20 - PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DOS INFANTOJUVENIS COM VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR A PARTIR DO MODELO DAS HABILIDADES DE VIDA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS

    Objetivo: Desenvolver um programa de extensão universitária, vinculado a atividades de ensino e pesquisa, na perspectiva de promoção à saúde mental dos infantojuvenis com vivências de violência intrafamiliar a partir do modelo das Habilidades de Vida por meio de tecnologias digitais e redes sociais. Metodologia: Trata-se de um projeto estruturado para atender as etapas de desenvolvimento do programa vinculado ao registro do SIATEX intitulado “13442- Programa redes colaborativas e tecnologias digitais no enfrentamento da violência escolar”. O projeto possui vinculação com o Grupo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (CRESCER) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) e também associado a “ACCS: ENFD22 - Abordagem Interdisciplinar à Saúde Mental de Escolares. Para isso, divulgou-se amplamente as ações do projeto nas redes sociais em geral com inscrições realizadas pela plataforma de eventos do Even3 e certificação autenticada, bem como transmissão via canal do YouTube da Escola de Enfermagem. Resultados: Tal projeto oportunizou a realização de um programa constituído de um webnário, um curso online e um produto. O produto foi elaborado em formato de módulo educativo em tecnologia digital direcionado ao cuidado da saúde mental dos infantojuvenis em vivência de violência intrafamiliar na perspectiva da promoção à saúde mental a partir do modelo das Habilidades de Vida, sendo disponibilizado nas redes sociais, bem como aos participantes inscritos e comunidade em geral. Considerações finais: O desenvolvimento destas ações possibilitou a discussão, esclarecimento e enfrentamento da violência intrafamiliar, em especial no contexto pandêmico. Ademais, as respectivas ações contribuíram para educação em saúde e divulgação do modelo das habilidades de vida como estratégia de cuidado e promoção à saúde mental.

CAPÍTULO 20 - PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DOS INFANTOJUVENIS COM VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR A PARTIR DO MODELO DAS HABILIDADES DE VIDA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS

Doi: 10.58871/ed.academic.00020.v2

PALAVRAS CHAVE: Transtornos Mentais; Tecnologia Educacional; Saúde Mental.

KEYWORDS: Mental Disorders; Educational Technology; Mental Health.

ABSTRACT:
Objective: Develop a university extension program, linked to teaching and research activities, from the perspective of promoting mental health of children and adolescents with experiences of intrafamily violence based on the Life Skills model through digital technologies and social networks. Methodology: This is a structured project to meet the development stages of the program linked to the SIATEX registry entitled “13442- Program collaborative networks and digital technologies to face school violence”. The project is linked to the Study Group on Child and Adolescent Health (CRESCER) of the School of Nursing at the Federal University of Bahia (EEUFBA) and is also associated with “ACCS: ENFD22 - Interdisciplinary Approach to Mental Health of School Children. To this end, the project' s actions were widely publicized on social networks in general with registrations made through the Even3 event platform and authenticated certification, as well as transmission via the YouTube channel of the School of Nursing. Results: This project made it possible to carry out a program consisting of a webinar, an online course and a product. The product was created in the form of an educational module using digital technology aimed at mental health care for children and adolescents experiencing domestic violence from the perspective of promoting mental health based on the Life Skills model, being made available on social networks, as well as to registered participants and community at large. Final considerations: The development of these actions enabled the discussion, clarification and confrontation of intrafamily violence, especially in the pandemic context. Furthermore, the respective actions contributed to health education and dissemination of the life skills model as a care and mental health promotion strategy.

Autor

  • MATHEUS SANTOS AZEVEDO

  • RAFAEL DOS SANTOS SOUZA

  • RIDALVA DIAS MARTINS

  • RITIELI MALLAGUTTI CORRÊA

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