Objetivo: Identificar quais os principais desafios enfrentados na implementação das estratégias de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) no contexto da atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, conduzida através da seguinte questão ampla: “Quais são os principais desafios enfrentados na implementação das estratégias de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) no contexto da atenção primária à saúde?”. A busca dos estudos ocorreu nas bases de dados LILACS e BDENF via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), considerando o descritor “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância”, identificado dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS). Inicialmente, encontrou-se 259 estudos, os quais passaram por uma triagem inicial com o estabelecimento dos critérios de inclusão específicos para delimitar a amostra, incluindo estudos no idioma português, inglês e espanhol, publicados no período entre 2014 e 2024. Ao final, selecionou-se 8 estudos para compor a amostragem desta revisão. Resultados e Discussão: A análise do conhecimento de enfermeiros da atenção básica sobre a estratégia AIDPI revelou que, embora a capacitação seja ampla, ela não tem garantido melhorias significativas no desempenho profissional. A falta de formação contínua e adequada afeta a qualidade do atendimento, especialmente em condições como desnutrição e infecções. Além disso, a pouca experiência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família podem dificultar a adoção de práticas mais eficazes. A escassez de capacitação e protocolos claros, juntamente com a fragmentação dos serviços, limita a efetividade da AIDPI. A integração entre serviços e maior capacitação são essenciais para melhorar a saúde infantil e reduzir a morbimortalidade. Considerações Finais: Destaca-se a necessidade de aprimorar a formação profissional, com a inclusão de treinamentos práticos sobre o reconhecimento de sinais críticos, o manejo de doenças prevalentes e ações preventivas sobre os fatores que podem contribuir na melhoria do atendimento.