Objetivo: Identificar a eficácia da Terapia Ocupacional (TO) como intervenção precoce em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar como a TO pode promover o desenvolvimento dessas habilidades, melhorando sua qualidade de vida e autonomia. Metodologia: Para esta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa composta por uma revisão sistemática da literatura. A revisão sistemática foi realizada nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando os descritores específicos: " terapia ocupacional" , " intervenção precoce" e " transtorno do espectro autista" . Inicialmente, foram selecionados 19 artigos, atendendo aos critérios de inclusão: publicações dos últimos dez anos, disponíveis em português, inglês ou espanhol, que abordassem a Terapia Ocupacional como intervenção precoce em crianças com TEA. Na segunda etapa, com refinamento da pesquisa por termos específicos e maior alinhamento com o tema proposto, foram selecionados 7 estudos para análise detalhada. Resultados e Discussão: Os resultados indicaram que a Terapia Ocupacional é eficaz no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida cotidiana, como Atividades de Vida Diária (AVDs), coordenação motora, processamento sensorial e interação social. As intervenções de TO não apenas melhoraram a autonomia e a qualidade de vida das crianças, mas também reduziram comportamentos desafiadores e promoveram maior integração social e escolar. Além disso, a inclusão dos pais no processo terapêutico e a colaboração interdisciplinar foram identificadas como fatores cruciais para o sucesso das intervenções. Considerações Finais: Este estudo reforça a importância da Terapia Ocupacional como intervenção precoce indispensável, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso a esses serviços e promovam a formação contínua de profissionais.