Introdução: Durante a infância, a criança passa por etapas complexas de desenvolvimento, como a aquisição da linguagem oral que é um aspecto essencial na vida do indivíduo, visto que é o principal meio de comunicação. Durante esse processo, existem fatores que interferem de forma direta no desenvolvimento oral adequado, principalmente o ambiente familiar. Objetivos: Demonstrar a influência do ambiente familiar no desenvolvimento da linguagem oral. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa integrativa de literatura nas bases de dados SciELO e LILACS, foram selecionados artigos completos publicados no período de 2009 a 2024, escritos em português. Foi utilizada a estratégia PICO, que formulou a pergunta norteadora: " Qual a influência do ambiente familiar no desenvolvimento da linguagem infantil?" ; foram excluídas teses, dissertações e trabalhos que não contemplavam os objetivos do estudo. Após leitura completa dos artigos elegíveis, sete trabalhos foram selecionados. Resultados e Discussão: A análise dos textos contemplou a influência do contexto familiar no desenvolvimento da linguagem infantil, enfatizando a importância de estímulos linguísticos e a interação nesse lugar. A família é vista como principal influenciadora, abordando questões como a escolaridade dos responsáveis, nível socioeconômico, dinâmica familiar e estimulação precoce, sendo atividades como leitura e brincadeiras primordiais. Relatando-se também questões sobre os erros de fala cometidos pela criança, e como não os reforçar. São enfatizados a qualidade das interações familiares e seus impactos de forma positiva no desenvolvimento da criança e o ambiente escolar, como forma de complementar esse processo. Conclusão: Conclui-se a importância do ambiente familiar para o íntegro desenvolvimento da linguagem infantil. Aborda-se a relevância de atividades como a leitura e brincadeiras, como também a importância de se corrigir os erros de fala e os impactos negativos da ausência de estímulos. Evidencia o complexo processo de aquisição da linguagem e a necessidade de práticas de estimulação para um bom desenvolvimento.