Introdução: curso de Terapia Ocupacional da UFPA visa formar profissionais para promover saúde e assistência a indivíduos com disfunções físicas, psíquicas ou sociais. O projeto pedagógico inclui o Seminário de Integração em Saúde, que integra conhecimentos em projetos comunitários. No ano de 2022, os alunos do curso realizaram um vídeo informativo para sensibilizar sobre a importância do hábito de leitura infantil, utilizando recursos audiovisuais para alcançar e engajar a comunidade, promovendo a inclusão e a participação social. Metodologia: O relato descreve a experiência de alunos do curso de Terapia Ocupacional da UFPA, que, sob orientação docente, produziram um vídeo educativo sobre a importância da leitura para crianças, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O projeto envolveu pesquisa, brainstorming, criação de roteiro e filmagem, com tarefas divididas entre os membros da equipe. Resultados e discussão: O vídeo, gravado em diversos locais da universidade, foi editado utilizando o aplicativo de edição de vídeo “CapCut” e finalizado com narração própria e músicas de fundo. O processo contou com acompanhamento e feedback contínuo da docente responsável. Considerações Finais: A execução deste projeto evidenciou a relevância de integrar teoria e prática na formação acadêmica, destacando o papel do terapeuta ocupacional como agente disseminador de conhecimento e promotor de inclusão social.