Objetivo: Compreender os desafios para o diagnóstico precoce do TEA e identificar as abordagens terapêuticas eficazes para o manejo no contexto da atenção à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da questão norteadora: “Quais são os desafios para o diagnóstico precoce e quais as abordagens terapêuticas eficazes para o manejo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no contexto da atenção à saúde?”. A busca dos estudos ocorreu nas bases de dados MedLine, LILACS e BDENF via Biblioteca Virtual de Saúde. Para a busca utilizou-se termos identificados nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), combinados através do operador booleano “AND” da seguinte forma: Transtorno do espectro autista AND Diagnóstico, Transtorno do espectro autista AND Terapêutica e Transtorno do espectro autista AND Terapia Cognitivo-Comportamental. A busca inicial nas bases de dados resultou em 7.353 estudos, os quais passaram por uma triagem inicial com os critérios de inclusão: estudos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período entre 2019 e 2024. Foram excluídos artigos sem resultados empíricos, e sem acesso ao texto completo. Ao final, selecionou-se 12 estudos para compor a amostra final desta revisão. Resultados e Discussão: A consulta de puericultura é uma ferramenta essencial na promoção da saúde infantil, e permite o rastreamento precoce de condições como o TEA, identificando sinais como alterações na linguagem e na interação social. A aplicação de escalas específicas e a capacitação dos profissionais são cruciais para superar desafios, como o reconhecimento de sinais sutis e a limitação de tempo nas consultas. Intervenções como terapia comportamental, ABA e neurofeedback desempenham um papel fundamental no manejo do TEA. Considerações Finais: Destaca-se a exploração de práticas para superar os desafios relacionados às consultas de puericultura, ampliar a formulação de políticas públicas mais eficazes, e fortalecer a integração de diferentes estratégias terapêuticas, considerando a individualidade de cada criança.