Objetivo: Descrever as ações e experiências vividas por acadêmicos em um projeto de extensão que foi pensado para desenvolver atividades de educação, proteção e promoção à saúde da criança através da educação em saúde para cuidadoras e crianças. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência fundamentado no método de pesquisa-ação, que se inicia no conhecimento da realidade da comunidade através de um diagnóstico situacional e, a partir disso, fundamentam-se melhorias que sejam construídas de forma colaborativa com os sujeitos envolvidos nas atividades desenvolvidas por alunos do curso de Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) de Petrolina, Pernambuco, através da implementação de um projeto de caráter extensionista intitulado “Educação em Saúde em uma Creche de Juazeiro-BA” no Instituto Dona Raimunda, em Juazeiro-BA. Os encontros foram realizados semanalmente, abordando dez temas com as crianças e realizando quatro oficinas com as cuidadoras e responsáveis pelas crianças na creche. Resultados e discussão: Percebeu-se que as crianças conseguiram se envolver e absorver de forma fácil as instruções levadas, sendo nítido o interesse das cuidadoras pela busca de informação e criação de um olhar mais apurado em relação aos agravos e adoecimentos nas crianças. Todas as atividades levaram em conta a situação socioeconômica e os temas foram pensados nesse contexto. Entretanto, algumas barreiras foram apresentadas para o cumprimento das normas levadas, como o contexto fora da creche que dificultava o mantimento dos cuidados necessários, como o não uso de máscaras de proteção da COVID-19. Considerações Finais: O projeto teve importância e impacto positivo na educação em saúde, abordando temas necessários para a promoção do desenvolvimento infantil e proteção à saúde da criança, tornando o espaço do Instituto qualificado e possibilitando a integração entre a comunidade e acadêmicos da saúde.