Introdução: Tanto a criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), quanto sua família, possuem direito à atenção à saúde de qualidade, com profissionais e serviços qualificados. Para isso, é necessário desenvolver espaços terapêuticos como estratégia de cuidado conforme as necessidades individuais. Um ambiente adequado para o atendimento da criança com TEA deve auxiliar no seu desenvolvimento e que a acolha integralmente. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem na criação de uma tecnologia educacional instrutiva sobre o TEA para os profissionais de saúde da atenção primária. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, na construção de uma tecnologia educativa. Para este estudo, foi utilizada a metodologia do Arco de Maguerez, o qual é dividido em 5 etapas: observação da realidade, levantamento de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Resultados e Discussão: Observou-se a falta de espaços adequados para crianças com TEA em um serviço da atenção primária e como isso influencia na garantia da equidade, um dos princípios do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, definiu-se pela construção de folders destinados aos profissionais da unidade, contendo informações sobre as formas de preparar a logística e promover um espaço público mais acolhedor, responsável e com equidade, para uma assistência à saúde qualificada às crianças com TEA. Considerações Finais: A execução deste trabalho possibilitou a criação de uma tecnologia que tem o objetivo de informar e promover educação em saúde, a educação em saúde é uma das funções de maior relevância no trabalho do(a) enfermeiro(a), já que por seu intermédio as pessoas podem ser motivadas a transformar sua vida e os espaços à sua volta, sendo este, um dos objetivos desta ação.