Objetivo: Investigar as práticas de intervenção em urgências e emergências psicológicas de adolescentes contextualizando com o ambiente escolar. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro de 2025. Realizou-se uma busca no Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), para a busca selecionou-se os descritores: Serviços de Saúde Mental Escolar, Saúde Mental, Intervenção em Crise, Instituições Acadêmicas, Estudantes, associados aos operadores booleanos AND e OR. Aplicou-se os critérios de inclusão: artigos originais, gratuitos, completos na íntegra, publicados nos últimos cinco anos, sem restrição de idiomas. Excluiu-se os que não atendiam aos critérios de elegibilidade, onde categorizou-se os tipos de riscos identificados e as estratégias propostas nos estudos. Realizou-se uma síntese dos achados, identificando os principais achados. Resultados e Discussão: A análise dos estudos evidencia a importância de intervenções integradas nas crises psicológicas de adolescentes no ambiente escolar. Destacam-se a intervenção precoce, suporte contínuo e a colaboração entre escolas, serviços de saúde mental e famílias. A capacitação de profissionais e a ampliação das abordagens terapêuticas são essenciais para um manejo eficaz. Além disso, a criação de redes de apoio e a comunicação entre os diferentes serviços são fundamentais para garantir uma resposta rápida e eficaz às crises, prevenindo consequências como evasão escolar e problemas comportamentais. Considerações Finais: O estudo evidencia a necessidade de intervenções integradas nas urgências e emergências psicológicas de adolescentes no contexto escolar. A parceria entre escolas e serviços de saúde, a intervenção precoce, o apoio psicológico imediato e a capacitação de profissionais são essenciais para prevenir agravamentos e promover o bem-estar. A colaboração com as famílias fortalece o ambiente escolar e minimiza impactos a longo prazo.