Objetivo: Este estudo buscou avaliar o nível de conhecimento da população sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Recôncavo Baiano, visando identificar lacunas na prestação dos serviços e propor estratégias para fortalecer a atenção primária à saúde. Metodologia: A pesquisa foi realizada em outubro de 2024, com 90 participantes selecionados aleatoriamente. Utilizou-se um questionário estruturado com 15 perguntas sobre os serviços de saúde prestados e sua funcionalidade nas UBSs. A análise dos dados seguiu métodos quantitativos, com estatística descritiva. Resultados e Discussão: Os dados mostraram que 75% dos participantes conhecem as UBSs, ao passo que 25% possuem informações limitadas ou nenhuma informação. A utilização regular dos serviços foi relatada por 30%, enquanto 60% acessam apenas quando necessário, e 10% dos participantes nunca utilizaram. Sobre o agendamento de consultas, 40% sabem como proceder, e os demais relataram não saber como efetuar agendamentos. Apenas metade dos entrevistados participaram de campanhas preventivas, e 70% desconhecem o papel dos agentes comunitários, prejudicando o vínculo essencial para a Estratégia Saúde da Família. A avaliação da qualidade do atendimento revelou que 40% consideram os serviços parcialmente satisfatórios, e 20% os avaliaram como insuficientes. Quanto à acessibilidade, 10% a classificaram como excelente, enquanto 20% indicaram necessidade de melhorias, destacando a dificuldade de acesso ao transporte e horários de funcionamento. Considerações Finais: Constatou-se a necessidade de reforçar a comunicação sobre as UBSs, incluindo campanhas educativas contínuas e capacitação dos agentes comunitários para fortalecer o vínculo com a comunidade. Recomenda-se flexibilização de horários, aprimoramento do transporte público e maior divulgação dos serviços. Políticas voltadas à educação em saúde e intervenções que promovam a prevenção e o autocuidado são essenciais para consolidar a atenção primária como pilar do SUS, alinhada aos princípios de universalidade, integralidade e equidade.