Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 36 - INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    Objetivo: Sistematizar a literatura dos últimos dez anos sobre as intervenções fisioterapêuticas mais utilizadas e sua influência no ganho de equilíbrio em crianças com Síndrome de Down (SD). Metodologia: Realizou-se buscas nas bases de dados SciELO, PEDro, Cochrane Library e PubMed, para a seleção dos artigos. Assim, foram incluídos estudos clínicos publicados entre os anos de 2012 e 2022, que abordaram as intervenções fisioterapêuticas e sua influência no ganho de equilíbrio em crianças com Síndrome de Down. Além disso, foram excluídos do estudo artigos duplicados, artigos de revisão, estudos pilotos, livros, metanálises, dissertações, projetos de pesquisa e artigos com amostras que incluíam participantes acima de 13 anos de idade. Resultados e Discussão: De 33 artigos identificados, foram selecionados 8 após a leitura dos títulos e resumos, e remoção dos artigos duplicados. As intervenções como equoterapia, treinos isocinéticos, vibração de corpo inteiro, treinamento em esteira, dança clássica indiana, estimulação vestibular mecânica, suplementação da vitamina D combinada com exercícios aeróbicos podem melhorar o equilíbrio de crianças com SD e, quando associadas à fisioterapia convencional podem desenvolver essa habilidade de forma mais efetiva. Considerações Finais: A partir desta revisão, foi possível verificar, no âmbito da fisioterapia, as diversas intervenções utilizadas e sua influência no desenvolvimento do equilíbrio em crianças com SD. Identificou-se que a fisioterapia convencional de forma isolada é capaz de desenvolver o equilíbrio, mas também pode ser associada a outras intervenções terapêuticas. Todavia, sugere-se a realização de futuros estudos de modo a pesquisar os fatores relacionados às divergências quanto ao uso da equoterapia como recurso para o ganho de equilíbrio em crianças com SD.

CAPÍTULO 36 - INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Doi: 10.58871/ed.academic.00036.v2

PALAVRAS CHAVE: Equilíbrio; Fisioterapia; Síndrome de Down.

KEYWORDS: Equilíbrio; Fisioterapia; Síndrome de Down.

ABSTRACT:
Objective: To systematize the literature of the last ten years on the physiotherapeutic interventions used and their influence on balance development in children with Down Syndrome (DS). Methodology: Searches were carried out in the SciELO, PEDro, Cochrane Library and PubMed databases to select the articles. Therefore, clinical studies published between 2012 and 2022 which addressed physiotherapeutic interventions and their influence on balance gain in children with Down Syndrome were included. Furthermore, duplicate articles, review articles, pilot studies, books, meta-analyses, dissertations, research projects and articles with subjects over 13 years old were excluded from the study. Results and Discussion: From 33 articles, 8 were selected after reading the titles, abstracts and removing the duplicated ones. Interventions such as hippotherapy, isokinetic training, whole body vibration, treadmill training, Indian classical dance, mechanical vestibular stimulation, vitamin D supplementation combined with aerobic exercises can improve balance in children with DS and when associated with physical therapy, can develop this skill more effectively. Final Considerations: Based on this review it was possible to verify, in the field of physiotherapy, the diverse interventions used and their influence on the development of balance in children with DS. It was identified that conventional physiotherapy alone is capable of developing balance, but it can also be associated with other therapeutic therapies. However, it is suggested that future studies be carried out in order to investigate the factors related to the divergences regarding the use of equine therapy as a resource for gaining balance in children with DS.

Autor

  • DANIELA YUMI MEIRELLES

  • ISADORA BARROS CAVALCANTE

  • PAULA MARIA BORGES DE SALLES

  • SOPHIA NATSUMI YAMAWAKI DOHARA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat